Vikings

Os vikings tiveram um papel importante no norte da Europa durante a Idade Média e foram imortalizados na cultura popular.

0

Quem foram os vikings? Os Vikings eram pessoas que viviam no norte da Europa durante a Idade Média. Eles originalmente estabeleceram as terras escandinavas que hoje são os países da Dinamarca, Suécia e Noruega.

Os vikings tiveram um papel importante no norte da Europa durante a Idade Média, especialmente durante a Era Viking, que foi de 800 d.C a 1066 d.C.

Representação dos vikings em seus barcos
Representação dos vikings em seus barcos

A palavra Viking na verdade significa “atacar” em nórdico antigo. Os vikings embarcariam em seus longos navios e atravessariam as águas para atacar aldeias na costa norte da Europa, incluindo ilhas como a Grã-Bretanha e a Escócia.

Eles apareceram pela primeira vez na Inglaterra para invadir aldeias em 787 d.C. Os vikings eram conhecidos por atacar mosteiros indefesos quando invadiram. Isso lhes deu uma má reputação como bárbaros, mas para os vikings, os mosteiros eram alvos fáceis ricos e indefesos.

Era Viking

Por fim, os vikings começaram a se estabelecer em terras fora da Escandinávia. No século IX, eles colonizaram partes da Grã-Bretanha, Escócia, Alemanha e Islândia. No século 10, eles se mudaram para o nordeste da Europa, incluindo a Rússia. Eles também se estabeleceram ao longo da costa do norte da França, onde estabeleceram a Normandia, que significa “nórdicos”.

Fim da Era Viking

Em 1066, os Vikings, liderados pelo rei Harald Hardrada da Noruega foram derrotados pelos ingleses e pelo rei Haroldo Godwinson. A perda desta batalha é por vezes usada para simbolizar o fim da Era Viking. Nesse ponto, os vikings pararam de expandir seu território e os ataques se tornaram menos frequentes.

Uma das principais razões para o fim da era viking foi a vinda do cristianismo. Com a Escandinávia sendo convertida ao cristianismo e tornando-se parte da Europa cristã, os vikings tornaram-se cada vez mais parte da Europa continental. A identidade e os limites dos três países, Suécia, Dinamarca e Noruega, também começaram a se formar.

Navios Viking

Talvez os vikings fossem mais famosos por seus navios. Os vikings fizeram inúmeros navios para exploração e invasão. Suas embarcações eram longas e estreitas, projetadas para se moverem com velocidade. Os barcos eram geralmente propelidos usando remos, mas depois tiveram uma vela para ajudar em condições de vento. Suas embarcações poderiam flutuar em águas rasas, o que facilitava a chegada em praias e eventuais invasões.

Navio Viking
Navio Viking

Os vikings também fizeram navios de carga chamados knarr para negociação sendo que o knarr era mais largo e mais profundo que a embarcação de guerra, para poder carregar mais carga.

No Museu do Navio Viking, em Roskilde, na Dinamarca, você pode ver cinco navios Viking recuperados. Você também pode ver como os vikings construíam seus navios. Os vikings usaram um método de construção de navios chamado ‘clínquer’. Eles usavam longas tábuas de madeira que se sobrepunham ao longo das bordas.

Curiosidades

  • Embora os vikings sejam frequentemente vistos usando capacetes com chifres, não há nenhum dado histórico que indique que eles realmente os tenham usado em batalhas.
  • Alguns vikings usavam enormes machados de duas mãos em batalha. Eles poderiam facilmente cortar um capacete de metal ou escudo.
  • Dublin, Irlanda foi fundada por invasores Viking.
  • Alguns imperadores bizantinos usavam vikings como guardas pessoais.
  • O parlamento mais antigo do mundo foi estabelecido pelos vikings, na Islândia.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.