Vinagre de maçã ajuda a emagrecer? Ciência diz se é verdade ou não

A percepção do vinagre de maçã como um produto para perder peso ganhou forças recentemente. Afinal, o que diz a ciência sobre isso?

Quando o assunto é emagrecimento, diversos produtos ganham força, especialmente na internet. Inegavelmente, a tendência do momento é a suposta atuação do vinagre de maçã na perda de peso.

Veja também: Feijão preto emagrece? Veja se ele é aliado ou inimigo da dieta

Entenda o que alguns estudos revelam sobre a atuação do produto em relação à perda de peso. As informações são de uma publicação do blog de saúde de Harvard.

Características do vinagre de maçã

Referente ao processo de fabricação, o vinagre de maçã é criado a partir de maçãs esmagadas, destiladas e depois fermentadas. Em especial, o produto pode ser consumido em pequenas quantidades ou como suplemento.

Ele acompanha altos níveis de ácido acético e outros compostos, responsáveis por alguns de seus benefícios à saúde. Por mais que a recomendação de dosagem varia, é comum que seja de 1 a 2 colheres de chá antes ou durante as refeições.

Gordura visceral.
Foto: Canva.

O que diz a ciência?

Estudos realizados em ratos e camundongos obesos sugerem que o ácido acético consegue prevenir a deposição de gordura e melhorar o metabolismo. Em relação aos humanos, o estudo mais referenciado é um ensaio de 2009 que agrupou 175 pessoas que consumiram uma bebida contendo 0, 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre por dia.

Após um período de três meses, aqueles que consumiram vinagre tiveram uma perda modesta de peso, de 2 libras (0,91 kg) até 4 libras (1,81 kg). Além disso, foi percebido níveis mais baixos de triglicerídeos por parte daqueles que consumiram o vinagre em detrimento daqueles que não.

Ainda consoante a mesma fonte, outro pequeno estudo percebeu que o consumo de vinagre promoveu a sensação de saciedade após comer, mas que causou náusea. Logo, repare que nenhum desses estudos pesquisou especificamente o vinagre de maçã.

Já no ano de 2018, um estudo designou 39 participantes para seguir uma dieta de restrição calórica com vinagre de maçã, ou uma dieta de restrição calórica sem vinagre de maçã, durante um período de 12 semanas. Então, por mais que ambos os grupos tenham perdido peso, o grupo do vinagre de maçã perdeu mais. Assim como outros estudos anteriores, essa pesquisa foi pequena e de curto prazo, conforme destaca o blog de Harvard.

Não há comprovações científicas que suportem essa ideia a longo prazo

É ressaltado pela publicação que não existem evidências científicas suficientes capazes de comprovar que o consumo de vinagre é um meio confiável e que a longo prazo ele pode ajudar a perder peso.

Por fim, mesmo entre os que defendem o vinagre de maçã como um meio de emagrecimento, ainda não está claro qual o melhor momento para consumi-lo, nem a quantidade diária recomendada.

*Com informações de Harvard Health Publishing

você pode gostar também

Comentários estão fechados.