Você consegue identificar a violência emocional?
O abuso psicológico pode assumir diferentes formas, ocorrer em diferentes contextos e se estabelecer em várias relações.
A violência emocional pode ser tão dolorosa quanto a física ou a sexual, mas ela costuma passar despercebida. Este tipo de abuso psicológico vem através de xingamentos, humilhações e chantagens com a intenção de fragilizar a saúde mental da vítima. Portanto, não se engane! Ela não acontece somente nas relações amorosas, mas também pode estar nos relacionamentos familiares e profissionais. Quer saber como? Continue lendo.
Leia mais: Tratamento do silêncio: O que é essa tática de violência psicológica?
Você consegue identificar a violência emocional?
Para quem sofre é muito difícil identificar, mas para quem está de fora, os sinais do abuso emocional são claros. As vítimas desta violência frequentemente se anulam e cedem às vontades do agressor na tentativa de criar uma convivência harmoniosa, mesmo que sabote a sua própria felicidade. Preocupante, não é mesmo? Veja em seguida as informações mais relevantes sobre o assunto:
O que é a violência emocional?
A violência emocional, também conhecida como abuso psicológico, é caracterizada pelo uso de palavras e ações com a intenção de controlar, constranger, assustar ou isolar alguém. Isso ocorre para que ela perca sua capacidade de julgamento e questione sua própria sanidade mental, o que resulta em sintomas de ansiedade, depressão e no desenvolvimento de outras psicopatologias associadas.
Quais são as formas de agressão emocional?
As agressões psicológicas acontecem de variadas maneiras, podendo ser sutis ou violentas. Quando o agressor é o cônjuge a situação fica ainda mais complicada para diferenciá-las, pois a vítima tem dificuldades em separar o que sente do que é problemático na relação.
Assim, leva mais tempo para se ter uma conclusão concreta sobre o comportamento abusivo. Entretanto, atitudes de ameaças, manipulação, insultos, isolamento social, distorção dos fatos e limitações de direitos são alertas que compõem a violência psicológica.
O que fazer quando sofrer ou presenciar a violência emocional?
Quando o seu emocional está fragilizado, é natural sentir medo e vergonha, porém não permita que estes sentimentos sejam empecilhos para você se libertar do agressor. E caso conheça alguém que sofre abuso psicológico, lembre-se de deixar claro que não pretende julgar o sofrimento dela, mas sim incentivá-la a perceber as agressões e a reconhecer que precisa de ajuda.
Outra atitude necessária é buscar por profissionais capazes de melhorar sua qualidade de vida. Durante a terapia, o psicólogo terá o papel de fortalecer sua autoestima e amor-próprio e, consequentemente, você compreenderá a natureza tóxica do relacionamento e estará mais perto de curar as mágoas criadas na relação abusiva.
Comentários estão fechados.