Tratamento do silêncio: O que é essa tática de violência psicológica?

Utilizado como uma forma de punição, o tratamento do silêncio é um tipo de abuso relativamente comum em relações amorosas e familiares.

Você já brigou com um familiar, amigo ou namorado e em seguida a pessoa ficou horas, dias ou até semanas sem falar com você? Saiba que isso se chama tratamento do silêncio e é uma forma de abuso presente em diversos tipos de relações. À primeira vista pode parecer algo inofensivo, mas essa tática de violência psicológica pode causar consequências graves.

Leia mais: Cuidado! Saiba quais são as 5 bandeiras vermelhas de um relacionamento

Tratamento do silêncio – Do que se trata?

O tratamento do silêncio é basicamente uma forma de punição, que consiste em ignorar alguém durante um período de tempo. Desse modo, é uma tática passivo-agressiva de manipulação que expressa o desprezo, com o intuito de controle. Muitos de nós já usamos esse tratamento, mesmo inconscientemente.

Por se tratar de uma forma sutil de manipulação, a pessoa que está sofrendo esse tipo de abuso emocional pode ter dificuldade para reconhecer o problema. Sobretudo porque geralmente se espera que algo assim aconteça apenas em relações amorosas, mas o tratamento do silêncio pode ocorrer em qualquer vínculo.

Consequências do tratamento do silêncio

Assim como toda forma de abuso psicológico, o tratamento do silêncio gera consequências muito desagradáveis para quem o recebe. Por esse motivo, é importante buscar ajuda profissional para lidar com essa situação. Confira a seguir quais são os efeitos mais comuns desse tipo de abuso.

  • Mudanças comportamentais

Ser ignorada constantemente pode fazer a pessoa se comportar de maneiras diferentes do habitual, por exemplo, questionando sempre a si mesma e quem está ao seu redor e duvidando de suas convicções e habilidades em situações em que geralmente costumava ter confiança.

  • Crises de ansiedade

Quando uma pessoa recebe o tratamento do silêncio é comum ficar se perguntando por que isso está acontecendo e, muitas vezes, acaba havendo uma intensa abstinência pela falta do contato com o outro. Tudo isso pode causar crises de ansiedade, sobretudo em quem já é uma pessoa ansiosa.

  • Fim de relacionamentos

Muitas pessoas reagem ao tratamento do silêncio tentando entender o que houve e querendo consertar o problema, mas em algumas situações o afastamento só serve para piorar o relacionamento e, consequentemente, levá-lo ao fim definitivo.

  • Como lidar com o tratamento do silêncio?

Não se isole, busque o apoio as pessoas em quem você confia. Além disso, é importante buscar ajuda profissional de uma psicóloga (o) caso perceba algum dos efeitos mencionados anteriormente, como crises de ansiedade e mudanças comportamentais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.