Viralizou no TikTok que água com alface provoca sono: Mito ou verdade?
Há quem diga que esse é o remédio natural para combater a dificuldade de dormir, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao assunto.
De tempos em tempos, uma ideia ou dica nova viraliza nas redes sociais e causa um debate enorme nas redes. A mais recente delas é sobre usar água com alface para combater a insônia, pois esse seria um remédio natural muito eficaz. Assim, o vídeo fez sucesso no TikTok e alcançou um número de 1,4 milhões de curtidas na rede social. Mas o que será que a ciência diz a respeito dessa dica?
Leia mais: Chás Calmantes: 3 chás que aliviam os sintomas da insônia e depressão.
Alface ajuda a dormir?
A alface possui uma substância poderosa chamada lactucina, que fica presente nos talos, e não nas folhas. Essa substância é responsável por gerar sono nas pessoas, de modo que até mesmo os povos mais primitivos, como os egípcios, usavam alface para dormir. Portanto, não é um mito que ao consumir a alface você estará mais propenso ao sono.
Inclusive, os efeitos podem ser muito intensos, pois os estudos apontam que a lactucina é semelhante ao ópio em termos de estrutura. Ou seja, o efeito é mais semelhante a um sedativo que a um simples calmante, mesmo que seja inteiramente natural.
Entretanto, a quantidade de lactucina absorvida em receitas de água com alface, que funciona como uma espécie de chá, é reduzida e pouco útil. Sendo assim, depende do quanto o seu organismo está suscetível a esse elemento para que de fato você sinta sono com essa receita.
O que ajuda a dormir?
Quem busca ter uma boa noite de sono precisa pensar nos princípios da higiene do sono, como evitar telas de celular antes de dormir, investir em um bom colchão e evitar comidas muito açucaradas à noite. Além disso, é importante ressaltar que o médico sempre deve ser consultado em casos de extrema insônia. Isso porque o sono é fundamental para o nosso desenvolvimento físico e cognitivo, e por isso não pode ser uma opção, mas sim um dever.
Por fim, ainda vale acreditar nos bons remédios caseiros para a falta de sono, como o chá de camomila ou de maracujá. E também, observar os possíveis fatores causadores da insônia, como ansiedade ou estresse. Com isso, você conseguirá repensar os seus hábitos e trabalhar no que for necessário para combater esse problema.
Comentários estão fechados.