Vitamina B6 contribui para redução dos sintomas de depressão e ansiedade
Estudo pode servir de embasamento para a suplementação de vitamina B6 em pessoas acometidas por esses problemas de saúde mental.
Um estudo publicado neste mês de julho indicou que a suplementação de vitamina B6 pode reduzir a ansiedade e depressão. O trabalho foi publicado na revista inglesa Human Psychopharmacology: Clinical & Experimental. Se você sofre com esses problemas de saúde mental ou apenas se interessa pelo assunto, confira os principais achados e saiba como essa vitamina pode ser útil.
Leia mais: Hanami Dango: saiba como preparar o doce japonês que virou emoji
Suplementação de piridoxina pode reduzir sintomas de depressão e ansiedade
A vitamina B6, ou piridoxina, é uma vitamina do complexo B, comumente encontrada em alimentos de origem vegetal como a banana e os grãos integrais. Como principais funções, atua no processo de absorção dos carboidratos, proteínas e gorduras, e exerce papel importante no funcionamento do sistema nervoso.
Justamente por exercer funções relacionadas ao funcionamento cerebral, um grupo de pesquisadores resolveu estudar os efeitos da suplementação de vitamina B6 em jovens do Reino Unido que sofrem com depressão e ansiedade.
De forma resumida, o trabalho investigou os efeitos da suplementação de vitamina B6 ou B12, em comparação com placebo (substância que não exerce efeito no organismo) durante o período de um mês. No total, participaram do estudo 478 adultos jovens.
Principais achados do trabalho
A suplementação de vitamina B6 foi associada à redução da ansiedade autorrelatada e levou a uma tendência à redução da depressão. Além disso, a suplementação com vitamina B12 produziu tendências para mudanças na ansiedade e no processamento visual.
Como considerações finais, os autores destacaram que os resultados do trabalho sugerem que a suplementação de vitamina B6 aumenta atividade do GABA, um neurotransmissor que inibe o sistema nervoso central e, consequentemente, produz sensação de relaxamento e calma.
Necessidade de mais pesquisas
Os autores ressaltaram que são necessárias mais pesquisas, no intuito de identificar outras medidas nutricionais que possam induzir o bem-estar mental. Dessa forma, diferentes intervenções dietéticas podem ser combinadas futuramente para fornecer melhores resultados.
Enquanto não existem dados suficientes para recomendar a suplementação de vitaminas B6 e B12 para tratar problemas de saúde mental, você pode e deve ingerir essas vitaminas a partir da alimentação diariamente.
Por isso, capriche na ingestão de frutas, aveia e arroz integral, mas, por outro lado, consuma quantidades moderadas (duas vezes por semana) de carne vermelha, pois apesar de ser a principal fonte de vitamina B12 da dieta, é um tipo de carne associado a doenças cardiovasculares.
Comentários estão fechados.