Você beberia? Empresa cria cerveja feita de água de banho 'reciclada'; entenda

A água em questão passa pelo processo de equalização, tratamento biológico e filtragem rigorosa. Saiba mais!

Depois que você toma banho, a água escoa pelo ralo, passa pelo sistema de coleta de esgoto da sua cidade e é tratada pela estação de água. Mas, em São Francisco, nos Estados Unidos, o processo é um pouquinho diferente.

Na cidade californiana a água de banho está virando cerveja. Quer dizer, isso é o que a empresa Epic Cleantec quer fazer.

A companhia criou a Epic OneWater Brew, a primeira cerveja do mundo que usa água reciclada de banhos em duchas, lavatórios e máquinas de lavar roupa.

E, para os cervejeiros que estão lendo, a bebida será no estilo Kölsch — mais clara, leve, seca e levemente amarga. Você provaria? Eles garantem que não terá nenhum gosto residual de shampoo ou sabonete na bebida final.

Cerveja de água do banho? Como é isso?

Conforme as informações divulgadas pela Epic Cleantec, a água será coletada do edifício residencial Fifteen Fifty, um condomínio de luxo que já possui um sistema de reutilização de água.

Estima-se que ele recicla 28 mil litros de água por dia, que são reutilizados nas descargas do prédio com 40 andares.

Mas acho que você tem mais curiosidade de saber sobre a produção da cerveja, acertei? Então, vamos lá.

(Imagem ilustrativa: divulgação)

Segundo a companhia, a água já reciclada fica armazenada em um tanque para pré-filtragem e equalização. Depois, passa por um tratamento biológico e, em seguida, por uma filtragem rigorosa.

Por fim, o líquido é desinfetado diversas vezes com luz ultravioleta e cloro. Com isso, a empresa garante que consegue reciclar até 95% do que é coletado no prédio. Após, é só usar na receita.

Para homenagear o prédio, a Epic Cleantec pontuou que a bebida é enlatada e rotulada com a silhueta do condomínio.

Você quer?

Sua boca salivou, meu amigo ou minha amiga? Sinto muito informar, mas você ainda não pode provar esta cervejinha. E por um motivo até que razoável.

Não é que a cerveja não tenha dado certo, porque até deu, sim. Foram produzidas cerca de sete mil latas da Epic OneWater Brew, e a bebida foi distribuída em uma conferência ambiental que aconteceu em 2022.

Porém, a legislação estadunidense proíbe a comercialização de bebidas cuja composição tenha água reciclada. Fica para uma próxima, não é?

“Nem queria mesmo”

E você acha que a Epic Cleantec se abalou com isso? Que nada. A ideia da cerveja era apenas mostrar que é possível reciclar a água que usamos nas nossas casas e que, quem sabe no futuro, ela possa ser consumida de novo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.