Você dorme pouco e come tarde? Entenda como isso está DESTRUINDO a sua saúde!
Hábitos desregulados, como comer tarde e dormir pouco, podem impactar negativamente a saúde, afetando o ritmo circadiano e levando a problemas digestivos, ganho de peso e distúrbios do sono.
As 24 horas do dia são seguidas por uma sequência de comandos do corpo que ditam os momentos certos de comer, dormir e acordar. Durante esse ciclo, as pessoas ainda cumprem outras tarefas e seguem um padrão que pode afetar a saúde, quando o relógio biológico não está funcionando perfeitamente.
Chamado de ritmo circadiano ou ciclo circadiano, esse padrão do corpo humano é o que determina as tarefas mentais, físicas e comportamentais durante o dia.
Além disso, uma sequência de estímulos acontece em sincronia com a luz do sol para que seu corpo entenda os momentos de maior e menor atividade, determinando também os momentos de relaxamento que induzem o sono.
Quando uma pessoa sai do seu ritmo circadiano, ela sente a diferença no dia seguinte como, por exemplo, uma noite mal dormida, altos níveis de estresse ou uma refeição precária. Essas mudanças terão impactos maiores ou menores de acordo com a frequência com que acontecem na rotina do ciclo circadiano.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
O ciclo circadiano na digestão e no sono
De acordo com a publicação do The Conversation, divulgada pela BBC, o ritmo de vida das pessoas no Ocidente e os hábitos da vida moderna estão alterando ainda mais o que deveria ser um ciclo natural do corpo humano.
As pessoas estão mais sedentárias e têm menos horas em contato com a luz do sol. Em partes, isso acontece por conta do aumento do número de horas que elas passam em frente aos computadores.
Da mesma forma, a luz emitida pela exposição às telas também prejudica o sono, fazendo com que as pessoas durmam menos horas.
Todas essas alterações terão impacto no funcionamento do corpo, prejudicando a digestão e o metabolismo, reforça a publicação.
Por consequência, a saúde intestinal é impactada, já que a digestão acontece durante o dia e qualquer refeição fora do horário ideal provoca uma reorganização do organismo para conseguir digerir os alimentos.
Da mesma forma, o sono pode ser influenciado pelo funcionamento desorganizado da microbiota intestinal, pelos neurotransmissores e por bactérias que promovem o ciclo sono-vigília. Um exemplo é a serotonina, que é ligada ao sono e tem a contribuição de algumas bactérias, como as Streptococcus.
Logo, essas mudanças podem provocar uma inversão da diversidade microbiana, afetando a sensibilidade e a tolerância do corpo humano para diversos fatores do metabolismo.
Por fim, a alteração no ciclo circadiano afeta os grupos bacterianos, produzindo mais bactérias nocivas que afetam o sono e a saúde em geral.
Em resumo, fica estabelecido que comer tarde e dormir pouco afeta consideravelmente o ciclo circadiano, mantendo hábitos prejudiciais que vão afetar o bem-estar e a saúde a longo prazo.
Comentários estão fechados.