Você está comendo muito açúcar? Aqui tem 4 sinais para você descobrir!
Estudos explicam o impacto do excesso desse macronutriente no corpo.
O uso do açúcar é comum no Brasil por razões culturais, e por isso existem muitas preparações que utilizam a adição desse ingrediente. Além disso, grande parte dos produtos industrializados, processados e ultraprocessados possuem esse item em sua composição.
Esses alimentos, sendo parte do dia a dia de muitas pessoas, podem levar ao consumo de açúcar além do recomendado em alguns casos. Saiba quais são os efeitos perceptíveis no corpo devido ao consumo exacerbado de açúcar.
Reações a alimentação açucarada
O corpo utiliza a glicose como reserva de energia, que é em sua maioria oriunda dos carboidratos consumidos ao longo do dia. Em muitos alimentos, além do carboidrato natural, são adicionadas quantidades significativas de açúcar, usado em alguns casos para reforçar os sabores.
Ao final do dia, o consumo geral desse item pode ultrapassar as recomendações ideais e, com o passar do tempo, esse comportamento alimentar pode gerar graves consequências para o corpo. Pensando nisso, destacamos a seguir alguns sinais que indicam a dependência do açúcar pelo seu corpo.
- Nível de energia inconsistente
Como afirmamos, a nossa energia vem da glicose, do açúcar. Portanto, quando uma alimentação é composta por muitos alimentos ricos em açúcar, existe a tendência de haver momentos de muita energia, logo após a refeição, seguidos por períodos de pouca energia.
- Ganho de peso
O corpo humano se adapta aos cenários oferecidos. Nesse caso, quando há um consumo exagerado de alimentos fontes de carboidratos simples, ele entende a necessidade de armazenar todo o excedente em gordura.
- Desejo constante
Com os altos níveis de glicose no sangue, o organismo solicita ainda mais fontes de açúcar. Esses alimentos normalmente são pobres em fibra, o que reduz a saciedade e mantém a vontade de comer constantemente ativada.
- Caries dentárias constante
A higienização correta pode ajudar nesse quesito! No entanto, a glicose é uma das fontes de alimentação para as bactérias presentes na boca e o alto consumo de açúcar pode acelerar o crescimento e desenvolvimento de cáries. Se as suas idas ao dentista tem sido frequentes, vale repensar os componentes da sua dieta.
Comentários estão fechados.