Você já sabe como falar sobre dinheiro com seus filhos?
Educar alguém financeiramente não é uma tarefa muito simples, mas dar orientações quanto ao mercado financeiro, especialmente nos dias atuais, tem sido visto como um ato de amor.
Todo mundo que é pai precisa concordar que o desejo de dar uma vida perfeita para os filhos é real. Queremos deixá-los seguros, oferecer muito amor, diversão e também uma educação de qualidade. Todos os responsáveis sonham sobre um futuro onde os filhos tenham uma vida melhor do que a que eles tiveram.
Leia mais: Educação financeira para crianças: saiba o que é e como colocá-la em prática
Apesar de tentar alcançar esse objetivo, são vários os acabam não ensinando uma coisa que é muito importante para as crianças, especialmente nos dia de hoje: como lidar com o dinheiro.
Podemos apontar que educar alguém financeiramente não é algo muito simples, mas que tal ato é visto como de muita responsabilidade, pois nenhum pai ou mãe gostaria de ver os seus filhos passando por dificuldades, especialmente em relação a dinheiro. Isso certamente pode ser evitado por meio da educação financeira prévia.
Pode parecer estranho falar sobre dinheiro com crianças, mas as pequenas coisas – como essas – estão fazendo a diferença para que as crianças de hoje possam se tornar independentes no futuro. Vale destacar que educação financeira não é somente sobre investimento e aplicação, mas quanto a tudo que envolve o dinheiro.
Técnicas de pais que dominam a educação financeira
- Explique de onde vem o dinheiro
Hoje em dia muitas crianças acreditam que o dinheiro nada mais é que um papel ou até mesmo um pedacinho de plástico que consegue comprar as coisas. Explicar de onde ele vem é o primeiro passo para evitar aqueles constrangimentos que muitos pais enfrentam em suas idas ao mercado.
- É importante que o seu filho saiba como você faz para ter dinheiro
Explicar para a criança que é do trabalho que vem o dinheiro, como uma recompensa por fazer alguma coisa, vai mostrar para o seu filho que o dinheiro não chega às pessoas sem mais nem menos. É preciso investir tempo e esforço desenvolvendo alguma atividade para recebê-lo. Ele certamente começará a enxergar com outros olhos o trabalho que você desempenha para dar o que ele gostaria de obter.
- Ensine a melhor forma de gastar
Ensinar as crianças a como gastar o dinheiro “delas” com responsabilidade é muito importante. Com base nos ensinamentos anteriores e outros, elas saberão que não é fácil obter o dinheiro, então deverá gastá-lo apenas com alguma coisa que seja bom para ele. Isso desenvolverá um pensamento mais crítico sobre o assunto.
Comentários estão fechados.