Você machuca ervas ao cortá-las? Com esse truque isso não vai mais acontecer

Você já picotou a cebolinha e o coentro com uma faca?

As ervas dão um sabor especial a uma preparação e também podem ser usadas para fazer chás ou outras preparações. Porém, algumas pessoas possuem dificuldade na hora de cortá-las e acabam machucando as plantas. Mas com um truque, é possível realizar essa tarefa mais facilmente. Confira o artigo e saiba como cortar ervas da maneira correta.

Leia mais: Veja 5 formas bem eficazes de cortar o açúcar da alimentação

Sabor e frescor no prato estão garantidos com a presença das ervas

Na hora de preparar um prato elas não são os elementos principais, porém, atribuem sabor, frescor e cores ao alimento. E, com esse efeito, podem transformar uma preparação simples em um prato de restaurante.

Porém, seja para usar como tempero ou para colocar como decoração no prato, é preciso lavar, secar e, em seguida, cortar as ervas. E é nesse momento que muitas pessoas se perdem.

Afinal, cada erva possui uma técnica diferente para ser cortada. Por exemplo, é possível cortar o manjericão em tiras, com uma técnica conhecida como chiffonade. No entanto, há outras ervas, como o endro, que são mais delicadas e primeiro devem ser colhidas e, depois, cortadas em pequenos pedaços.

Principais erros na hora de cortar ervas 

Mesmo que a pessoa tenha prática na cozinha, ainda assim acontece de cortar a erva de modo errado e machucar o alimento. Isso porque, os erros a seguir contribuem para o corte inadequado das ervas:

  • Cortar as ervas molhadas ou úmidas;
  • Dobrar ou pressionar as ervas.

Nesses dois casos, as ervas perdem as suas propriedades de sabor e de textura. As ervas úmidas, por exemplo, ficam moles quando cortadas. Por outro lado, aplicar a força externa, dobrando ou pressionando as folhas, pode machucar o alimento.

É importante dizer que, em alguns momentos, a erva precisa ser machucada, para garantir que os óleos contidos dentro dela sejam liberados, como no molho pesto. Mas essa é uma exceção.

Corte as ervas com uma tesoura de cozinha

Mesmo que seja possível cortar as ervas com a faca, muitas vezes elas podem sair machucadas e perder a textura e o sabor. Por isso, trocar a faca por uma tesoura de cozinha vai garantir que as suas ervas mantenham uma estrutura firme.

Além das tesouras de cozinha, há também as tesouras de ervas, que possuem várias lâminas para cortar uma diversidade de plantas, como a cebolinha, coentro, manjericão e a salsa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.