Você pode aprender a ser feliz e a ciência explica como fazer isso

A busca por momentos felizes é o principal objetivo do ser humano, mas nem sempre esse anseio é realizado.

A felicidade é o sentimento que o ser humano busca até por instinto, mas, muitas vezes, parece nunca chegar.

Especialistas em comportamento já atestam que a felicidade não depende apenas de condições genéticas. Eles defendem que é possível aprender a ser feliz sem a necessidade de conseguir determinados objetivos.

Algumas pesquisas mostram que o envolvimento em atividades que geram conhecimento ajuda o indivíduo a ser feliz. Elas criam um ambiente de autoconfiança e aumentam a possibilidade de alcançar algo que gostaria muito.

Neuroplasticidade e o conceito de felicidade

Felicidade: cientistas fazem revelação importante sobre a natureza do sentimento

Como atingir a felicidade? – Imagem: Pixabay

Na ciência, a neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro humano tem de se adaptar a uma nova realidade e a uma determinada situação.

Quando se exercita a mente para conseguir esse equilíbrio, também se torna fácil chegar à felicidade que tanto se busca no dia a dia. A seguir, confira algumas dicas práticas para se sentir feliz.

Metas dentro da realidade

Primeiramente, é importante definir metas alcançáveis de vida, pois isso minimiza as chances de frustração.

Muitas vezes, sonhamos com algo que é muito difícil de se obter, o que gera uma decepção desnecessária.

Seja gentil com as pessoas

Outro exercício de felicidade é a gentileza com as demais pessoas ao seu redor. Assim, você vai se sentir mais satisfeito quando tem a possibilidade de ajudar outros indivíduos a se sentirem melhor.

Isso melhora o ambiente de convivência e transforma o espaço propício para dias felizes.

Atenção e consciência

A felicidade também passa pela atenção e conscientização de todos os seus atos. A chamada metaconsciência ajuda a compreender os momentos e saber dosar as emoções até chegar a um equilíbrio necessário.

Aprendizado constante

Por fim, a questão do aprendizado constante é um diferencial na busca pela felicidade. Neste caso, vale até buscar novos hobbies, como coleções de selos, miniaturas e atividades esportivas com os amigos.

Com essas dicas, é possível ser feliz durante a maior parte do tempo e criar situações as quais sejam propícias para o bem-estar emocional e social do indivíduo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.