Você pronuncia essas 5 palavras assim? Então está errado!
Palavras como "rubrica" e "cateter" são frequentemente pronunciadas de forma incorreta. Conheça os erros mais comuns.
A pronúncia correta das palavras faz toda a diferença para uma comunicação eficaz. Porém, muitos falantes da língua portuguesa cometem erros recorrentes, conhecidos como “barbarismos prosódicos”.
Esses erros acontecem, muitas vezes, devido à influência de outros idiomas ou à repetição incorreta que se torna habitual. Entender a origem desses equívocos pode ajudar a corrigi-los.
Além disso, a correta articulação das palavras pode evitar mal-entendidos e preservar a credibilidade em contextos formais.
Palavras frequentemente pronunciadas de forma equivocada
Este artigo apresenta cinco palavras pronunciadas de forma equivocada e como evitar esses deslizes. Aprenda a maneira correta para não errar mais.
1. Cateter
“Cateter” muitas vezes é dito como ca-TÉ-ter, mas a pronúncia correta é ca-te-TER, com a ênfase na última sílaba. A confusão ocorre devido à semelhança com palavras como “caráter”, que são paroxítonas.
2. Recorde
Embora frequentemente pronunciado como re-COR-de, o correto é RÉ-cor-de. A influência do inglês, onde “record” tem a tônica na segunda sílaba, contribui para esse erro comum na língua portuguesa.
3. Rubrica
A palavra “rubrica” é comumente pronunciada como RÚ-bri-ca, mas a forma correta é ru-BRI-ca.
Esse erro surge porque há uma tendência no português de enfatizar a antepenúltima sílaba em palavras trissílabas, como “fábrica”. No entanto, “rubrica” é uma paroxítona.
4. Gratuito
Na palavra “gratuito”, a ênfase é na segunda sílaba, gra-TUI-to. O erro comum “gra-tuÍ-to” ocorre pela tendência de transformar ditongos em hiatos no português, mas o correto é manter o “ui” como ditongo.
5. Ibero
“Ibero”, referente à Península Ibérica, geralmente é dito como “Í-be-ro”. A pronúncia correta, contudo, é “i-BE-ro”.
Isso se deve à falta de familiaridade com a palavra, levando as pessoas a seguirem padrões de acentuação errôneos.
Agora que você conhece a forma correta de pronunciar essas palavras, preste atenção no uso cotidiano. Pequenos ajustes na fala podem melhorar significativamente a clareza e a efetividade da comunicação, indicando domínio e conhecimento da língua portuguesa.
Comentários estão fechados.