Você sabe o que acontece no seu corpo quando você evita sair de casa e se isola?
O isolamento social é um comportamento que afeta a saúde física e mental, o bem-estar e a confiança das pessoas. Entenda os seus efeitos sobre o corpo!
Ficar sozinho e não querer sair de casa é uma atitude que merece atenção. Nem sempre as pessoas conseguem diferenciar entre gostar de ficar em casa com estar evitando interação social. Muitas vezes, essa preferência pode ser uma forma de não conseguir deixar o comportamento do isolamento social.
Os humanos são seres sociáveis que necessitam do contato com seus pares para ter satisfação e motivação de vida. Inclusive, o Dr. Drauzio Varella apontou que os últimos anos de pesquisas nas áreas de neurociência, psicologia e epidemologia se dedicaram aos estudos comportamentais sobre as conexões humanas.
Essa escolha frequente por estar só, na verdade, agrava o estado de solidão e as sensações de tristeza, vazio e falta de perspectiva. O que, por consequência, afeta a saúde física e mental das pessoas.
Contudo, isolamento social e solidão não são a mesma coisa. O primeiro representa a falta de contato social e o segundo é um estado emocional. Às vezes, estar em isolamento pode ser uma escolha e uma busca por um momento de reflexão e autoconhecimento.
No entanto, a preocupação deve estar presente quando não se consegue mais sair do isolamento social.
Os efeitos de evitar socializar
A ciência já comprova que a solidão e o isolamento afetam a saúde física. Inclusive, de acordo com o Dr. Drauzio Varella, as pesquisas identificam que o número de mortes precoces aumenta entre as pessoas que têm menos relações sociais.
Mas quais são as consequências para o corpo das pessoas que estão em isolamento social? Os principais efeitos são:
- Doenças cardiovasculares (desencadeadas pelo acúmulo de emoções negativas)
- Depressão
- Transtorno de ansiedade
- Baixa autoestima
- Imunidade baixa
- Medo excessivo de julgamento
- Consumo excessivo de substâncias nocivas (álcool, drogas e cigarro)
Em alguns casos, sair do comportamento de isolamento social exige o começo de um processo de autoconhecimento e ações práticas que estimulem a interação social.
Assim, é necessário criar estratégias para estimular o contato humano e buscar ajuda profissional de psicólogos, caso seja necessário.
(Foto: reprodução/internet)
Como lidar com a solidão e voltar a socializar
- Busque ajuda profissional: busque aconselhamento ou suporte de terapia individual ou em grupo;
- Participe de atividades em grupo: identifique seus principais interesses, faça trabalho voluntário e busque comunidades que oferecem atividades coletivas;
- Retome o contato com os amigos: procure amigos e pessoas conhecidas que possam ser um apoio e companhia para suas atividades;
- Pratique a interação virtual: mantenha contato virtual por chamada de vídeo ou voz com familiares e amigos;
- Faça exercícios físicos: escolha uma atividade física para liberar endorfina e melhorar o humor e a disposição na rotina.
A falta de contato social prolongado gera consequências físicas e mentais que promovem muito sofrimento. Por isso, é muito importante evitar a autocobrança e reconhecer os benefícios do contato social para a sua rotina e saúde.
Comentários estão fechados.