Você sabe para que serve o bigode dos gatos? Saiba a importância desse elemento

Os bigodes dos felinos geralmente chamam muito a atenção pela sua beleza. No entanto, também são extremamente necessários para a saúde dos bichanos. Entenda o porquê!

Os gatos são muito conhecidos pelos seus bigodes – que, às vezes, podem ser supercompridos! Porém, você sabia que, na verdade, eles têm uma função essencial para a sobrevivência dos felinos? Diferente de nós, humanos, que usamos esses pelos para questões puramente estéticas, os bichanos usam para se orientar!

Sim! Essas estruturas, feitas de queratina, são essenciais para que os bichos mantenham o seu equilíbrio e consigam se movimentar livremente, garantindo que eles compreendam por onde o corpo deles pode passar.

Além dos pelinhos do bigode, aqueles que são encontrados acima dos olhos e, também, nos queixos possuem a mesma função para a anatomia dos felinos.

Entenda a importância dos bigodes dos gatos

Como dissemos acima, essa estrutura é importantíssima para que os bichanos se mantenham norteados e seguros. Por isso é muito importante nunca cortá-los ou arrancá-los.

Isso porque o gato, para ter uma ideia de seu tamanho, se guia pelo tamanho do bigode, que, geralmente, tem o tamanho da parte mais larga do corpinho dele.

Assim, eles (quase) nunca se enfiam em lugares de que eles não conseguem sair. Ou, então, entram em locais que você se pergunta: como eles cabem aí? A resposta está no bigode!

Além disso, os bigodes também os ajudam a se manter seguros. Por cada bigode estar ligado a áreas muito sensíveis do corpo do gato, ao captar pequenas vibrações, ele pode se preparar. Os pelos captam o vento e também a força de pegadas, por exemplo.

O que acontece caso você corte o bigode do gato?

Ao retirar o “excesso” de bigode do seu gato, ele pode ficar desequilibrado e perder algumas noções de tato. Por exemplo, ele pode “errar a mira” na hora de se preparar para um pulo ou ficar preso em algum lugar, por não ter mais a mesma noção do seu tamanho.

O mesmo se aplica quando o gatinho engorda bastante, já que a largura de seu tronco está maior do que o que o comprimento do seu bigode indica.

Os bichanos tendem a ficar mais frustrados e ansiosos, já que seus movimentos não serão mais ágeis como eram antes de terem os seus pelos cortados.  Portanto, não corte o bigode do seu gatinho!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.