Você sabe qual é o teto da aposentadoria e como conseguir atingir esse valor?
Para quem ainda não sabe, o teto do INSS é o valor máximo que poderia ser pago a uma pessoa sobre algum benefício concedido pela instituição.
Para quem ainda não sabe, o teto do INSS é o valor máximo que poderia ser pago a uma pessoa sobre algum benefício concedido pela instituição. Sendo assim, este limite é atualizado pelo Governo Federal ano após ano, e em 2022, esse valor limite é de R$ 7.087,22.
Leia mais: Quem não possui atividade remunerada pode contribuir com o INSS?
Contudo, não é tão fácil quanto aparenta para receber esse valor do INSS. Isso acontece porque o cálculo deste valor é feito a partir da média de todos os salários com que foram feitas contribuições pelo beneficiário, e nem sempre diz respeito a 100% do valor.
Como é feito o cálculo da aposentadoria?
Basicamente, o valor da aposentadoria não leva em consideração somente a faixa paga dos últimos salários, contudo, é feita uma segunda média da remuneração desde julho de 1994, corrigida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), até um mês anterior ao momento em que você for solicitar o benefício. Por conta disso, podemos dizer que conforme a média dos valores contribuídos, o segurado poderá receber 60% do valor total, conseguindo um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição.
Como funcionava a regra antes da Reforma da Previdência?
Antes da Reforma da Previdência no ano de 2019, o cálculo para se aposentar pelo INSS acabava excluindo cerca de 20% dos salários mais baixos que foram recebidos pelos trabalhadores durante toda a vida profissional. Mas depois desta reforma, os salários passaram a entrar no cálculo de forma completa. Então, a maior faixa de contribuição do INSS atualmente é de R$ 828,39 mensais.
Em 2022, para conseguir receber o valor máximo do INSS, ou seja, 100% da média de tudo o que foi contribuído pelo trabalhador, é necessário que haja pelo menos 35 anos de contribuições pelas mulheres e 40 anos pelos homens.
É possível receber o valor total do teto do INSS?
Muita gente tem dúvida quando se fala sobre esse tema. Em um primeiro momento, como o cálculo tem como base uma média salarial de cada um dos contribuintes, o percentual nem sempre diz respeito aos 100% do teto. Além disso, o trabalhador também consegue se aposentar com um valor bem próximo ao total em determinadas ocasiões, algumas delas são:
- Planejamento previdenciário
O planejamento previdenciário é utilizado como uma estratégia de análise das informações de cada um dos trabalhadores. O objetivo desta análise é determinar qual será o momento ideal para poder solicitar a aposentadoria.
- Contribuir sobre o teto no INSS
Como já mencionamos, o valor da aposentadoria dos trabalhadores é calculado através das contribuições mensais feitas durante a vida profissional. Por conta disso, para que o segurado consiga atingir o teto máximo, é necessário que anualmente ele realize o valor máximo das contribuições.
Comentários estão fechados.