Você sabe quantos meteoros atingem a Terra por ano?

Nosso planeta é alvejado por uma grande quantidade de meteoros anualmente, mesmo que nem todos atinjam o chão. Saiba mais.

Anualmente, muitas rochas espaciais caem no nosso planeta, mesmo que a maioria não sobreviva à entrada em nossa atmosfera, já que são muito pequenas para resistir ao calor provocado por isso. A estimativa é que o número de meteoritos que caem na Terra seja inferior a 10.000, o que é bem pouco em comparação com os que caem na Lua, por exemplo.

O número é maior na Lua, já que ela não possui uma atmosfera, facilitando a entrada dessas rochas em diversos tamanhos e pesos. Como é estimado pelo Live Science, cerca de 33 mil meteoros de um tamanho similar a bolas de pingue-pongue atingem o satélite natural da Terra anualmente.

Conforme o astrônomo da Universidade da República em Montevidéu, no Uruguai, Gonzalo Tancredi, a maior parte desses meteoros que podem ser detectados em nosso planeta “vem das chuvas de meteoros associadas à poeira liberada pelos cometas”. Entretanto, ele ressalta que essas chuvas de meteoros não têm capacidade de produzir meteoritos, visto que os objetos são muito frágeis para aguentar o impacto com o chão.

Ainda, conforme os fragmentos de cometas ou asteroides adentram a atmosfera terrestre, eles são queimados em função do atrito com o ar. Isso leva à elaboração de faixas luminosas pelo céu, e essas rochas que brilham são chamadas de meteoros.

Quantos meteoros caem na Terra por ano?

Gonzalo Tancredi ainda verificou alguns dados da Meteoritical Society, buscando medir quantos meteoros atingem a Terra anualmente. Assim, de 2007 a 2018, 95 relatos de meteoritos caídos no planeta foram reportados, o que dá uma média aproximada de 7,9 relatórios ao ano.

Ocorre que esse cálculo não leva em consideração as rochas espaciais que caíram no mar. Dessa maneira, Tancredi calcula que aproximadamente 6.100 dessas rochas atingem nosso planeta, entretanto, apenas 1.800 chegam a atingir o chão firme.

Outra análise interessante feita pelo astrônomo é que rochas com 10m de largura devem adentrar a atmosfera terrestre entre 6 e 10 anos. Esse tamanho de meteoro é dotado de capacidade para causar uma grande explosão.

Por fim, uma colisão de rocha espacial com a Terra capaz de gerar a extinção de toda uma espécie, como o que ocorreu com os dinossauros, acontece provavelmente a cada 100 milhões ou 200 milhões de anos, conforme dito por Tancredi.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.