Bandeira do Uruguai

A bandeira do Uruguai foi criada no contexto de independência do país, no ano de 1825. Confira a representação dessa bandeira e seus significados.

0

O Uruguai é um país da América Latina, com cerca de 3,5 milhões de habitantes. O país foi inicialmente dominado pelos espanhóis em um longo histórico de dominação, junto a outras nações.

O povo uruguaio só obteve sua autonomia política e geral a partir da declaração de independência do Império do Brasil, em 1825.

Com esse processo, o Uruguai se tornou independente e passou a criar sua identidade própria junto a sua emancipação. Assim, foi elaborada a bandeira nacional do país, para atuar como símbolo e identidade.

Origem da bandeira do Uruguai

A bandeira do Uruguai foi empregada como símbolo oficial do país em 12 de julho de 1830. Entretanto, foi criada em 1825, em um contexto emancipatório, no mesmo ano em que foi declarada a independência do território uruguaio.

Muitas características e simbologias são semelhantes à bandeira das antigas Províncias Unidas do Rio da Prata.

Representação e significado

Bandeira do Uruguai - Representação e significado
Bandeira do Uruguai.

A bandeira do Uruguai é conhecida como Pavilhão Nacional. Sua representação é feita com 5 faixas brancas e 4 faixas azuis, todas na horizontal.

No canto superior esquerdo esta um quadrado branco com o símbolo de um Sol ao centro, com 16 raios ao seu redor. Esse símbolo é o Sol de maio.

A criação da bandeira e de suas unidades representativas foram inspiradas na bandeira dos Estados Unidos da América.

Para utilização da bandeira e reprodução da bandeira deve ser seguido um parâmetro de proporcional de 2:3.

Cores da bandeira do Uruguai

As 3 cores utilizadas na bandeira, branco, azul e amarelo, fazem referência aos ideais revolucionários utilizados e destacados pelos uruguaios, sendo eles a Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

Faixas

Criada no contexto de independência, a bandeira do Uruguai foi formada pensando em uma configuração com 9 faixas, cada uma representando um dos 9 departamentos que constituam o Uruguai no início do século XIX, sendo eles: Canelones, Cerro Largo, Colonia, Durazno, Maldonado, Montevideo, Paysandú, San José e Soriano.

Sol da bandeira do Uruguai

O símbolo solar representado na bandeira é o Sol de Maio, menção ao deus Inti, muito importante para a religião Inca. Além disso, também foi um dos símbolos que representaram a Revolução de Maio, desempenhada pela Argentina contra a Espanha, em 1810.

Bandeira do Uruguai para colorir

Confira a seguir a bandeira do Uruguai para colorir:

Bandeira do Uruguai para colorir
Bandeira do Uruguai para colorir

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.