Abelhas sem ferrão; Você sabia que elas existem?
Um tesouro brasileiro pouco conhecido: Entenda sobre as abelhas sem ferrões e seus impactos positivos.
Talvez você nunca tenha ouvido falar nas abelhas sem ferrão, um tesouro do Brasil que poucos conhecem. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas informações importantes sobre elas e mostrar também quais os seus benefícios.
Confira o artigo na íntegra para saber mais sobre esses animais da natureza de um jeito que você provavelmente nem sabia que existia.
Leia mais: Tudo Sobre Abelhas: Tipos, importância, vida, o que produzem, curiosidades.
Impacto das abelhas sem ferrão
O presidente do Instituto Abelha Nativa, Luiz Lustosa, abre uma caixa de madeira e a reação é quase instantânea quando ele retira a tampa. Uma grande quantidade, em torno de milhares, de abelhas Mandaguari saem de dentro de pequenos buracos de cera e voam formando um enevoamento que cerca a tampa.
Nessa visão, o presidente do Instituto se alegra com o que vê, visto que ele trabalha e passa o seu tempo pluralizando abelhas nativas. Esse ato que o funcionário público anda praticando vem crescendo e ganhando cada vez mais interesse no Brasil por apresentar um impacto positivo no país. Uma das causas é o fato de que essas abelhas apresentam um potencial de grande importância na gastronomia brasileira. A indústria cosmética está utilizando as abelhas nativas para a confecção de cosméticos e medicamentos, apesar dessa produção ainda está em fase inicial.
É necessária muita proteção em relação a elas?
As abelhas nativas podem conviver em harmonia com o homem e podem ajudar consideravelmente na preservação do ambiente. Além disso, o presidente do Instituto entrou apenas com uma camisa de manga comprida, uma calça jeans e um chapéu que sobre seu rosto com uma rede. Isso é bem diferente dos cuidados que são necessários com as abelhas que têm ferrão.
Quais os benefícios de cultivá-las?
Como visto, essas abelhas já garantem aos negócios, sociedade, no ambiente e na agricultura um verdadeiro e positivo impacto. Isso pode ser explicado pelo fato que o seu favo de mel pode ser vendido por aproximadamente 55 dólares, enquanto o favo das abelhas com ferrão é vendido por 6 dólares.
Um especialista em meliponicultura, Cristiano Menezes, afirma que, nas fazendas, a procura por favos de abelhas nativas para polinizar e ampliar a produtividade em culturas de algumas frutas é grande. A tendência, portanto, é a valorização cada vez maior desses animais.
Comentários estão fechados.