Você sabia que pode pegar doenças através de lençóis?
Ter cuidados de higiene nas suas roupas de cama é tão importante quando a limpeza das peças íntimas.
Dormir em uma cama limpinha e renovada é o desejo de todas as pessoas. O que muitos não sabem é que nos lençóis úmidos e sujos a presença de bactérias e vírus é muito propensa. Além disso, suar, saliva, caspa e partículas de alimentos auxiliam na proliferação de vários germes. Manal Mohammed citou 6 possíveis doenças que poderão ser transmitidas enquanto você dorme.
Leia mais: Superbactérias: saiba mais sobre essa perigosa bactéria resistente a medicamentos
Doenças que podem ser evitadas quando há higiene no uso dos lençóis
Confira agora algumas bactérias que poderão aparecer em roupas de cama sujas:
1. Staphylococcus aureus
Uma bactéria presente no nariz e que cerca de 30% das pessoas sofrem com ela. A possibilidade de causar acne, infecções na pele e pneumonia é grande. Quando a bactéria se expande pelo corpo e chega à rede sanguínea, a situação fica perigosa.
2. Asma e alergias
Pelo fato de os seres humanos perderem cerca de 500 milhões de células da pele, segundo Manal Mohammed, essas células poderão atrair e ser ingeridas por ácaros microscópicos, desencadeando alergias e asma.
3. Picadas de percevejos
Mesmo não sendo uma doença, caso uma pessoa receba uma picada desse mosquito, ela poderá ficar com manchas vermelhas, comichão e, em alguns casos, provocar reações alérgicas mais graves.
4. Mpox
A transmissão é feita pelo contato com pessoas que têm erupções de secreções na pele provocadas pelo vírus. Roupas de cama, toalhas e até mesmo objetos poderão carregar a contaminação.
5. Gripes e constipações
O vírus Influenza pode ser agente infeccioso presente em lençóis. O que muitos não sabem é que ele pode sobreviver até 12 horas no tecido.
6. Gonorreia
A gonorreia é uma IST transmitida pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que pode permanecer nos lençóis por vários dias, mesmo sendo sensível ao calor e à secagem.
Comentários estão fechados.