Você se coloca no lugar do outro? Estes sinais denunciam uma pessoa empática

Sabia que alguns pontos em comum ligam o grupo composto por pessoas empáticas? Entenda quais são eles e descubra se você faz parte.

Todos nós vivemos hoje em um mundo de muita agitação e correria. Nós sempre precisamos sair de algum lugar para ir a outro. Além disso, estamos constantemente nos preocupando com diversas coisas. No final do dia, sobra pouco tempo para olhar as necessidades das pessoas ao nosso redor.

Você se identifica? Saiba que ainda temos pessoas empáticas por aí. Entenda quais as características que compõem essa personalidade.

Leia mais: Seja uma pessoa mais empática e aprenda 4 hábitos que vão te ajudar

Entenda a personalidade empática

Uma empática, de acordo com o psicólogo Ramani Durvasula, é aquela pessoa que se permite afetar pelo estado emocional de outra. Só não pense você que se trata apenas se compadecer com as situações! Estamos falando de absorver a energia e o que os outros estão sentindo. É literalmente comprar a briga de alguém.

Características comuns de uma pessoa empática

Esse grupo costuma ter algumas características em comum, contudo nada disso está sendo classificado como um termo clínico. Reunimos hoje algumas delas para que você possa procurá-las em si mesmo. Tente se identificar:

Amável

Empáticos com certeza exibem isso. O que isso quer dizer? Que eles são amorosos demais. Querem dar amor e receber na mesma proporção. Com isso, eles ficam altamente sensibilizadas com a felicidade e tristeza dos outros, logo estão sempre buscando soar carinhosos e gentis, independentemente da situação.

Afetivamente responsável

Uma pessoa que tem responsabilidade afetiva, não importa o gênero, detém consciência no que tange a emoção alheia. Dessa forma, as empáticas certamente estão se sentindo representadas, já que são exatamente assim!

Entendem suas próprias emoções

A inteligência emocional é necessária. Os empáticos entendem isso e não permitem que o mau humor impacte na vida do outro. Neste cenário, eles sabem a hora de se retirar para que os seus próprios problemas não sejam espelhados nos demais, já que não são capazes de ferir outras pessoas de propósito.

Dessa forma, podemos concluir que um empático consegue sentir tudo isso junto e, às vezes, ao mesmo tempo muito mais do que outros indivíduos. Infelizmente ele precisa trabalhar a forma com a qual isso afeta a própria vida, já que uma pessoa com excesso de empatia é capaz de fazer tudo para ver o bem do outro e ainda sofre demais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.