Por que sentimos vontade de ir ao banheiro após beber café?

Entenda como o seu organismo funciona após ingerir café.

É muito comum ver alguém correndo para o banheiro após beber café. Porém, infelizmente, não existem muitas pesquisas que comprovem a correlação desses dois atos. Ainda assim, existem algumas explicações que podem nos ajudar a entender o porquê desse efeito. Veja abaixo quais são.

Leia mais: A ingestão de café pode reduzir o risco do desenvolvimento de Alzheimer; entenda

O que a ciência diz sobre a vontade de fazer cocô após beber café?

Basicamente, nunca houve uma investigação profunda sobre a relação entre consumir café e a liberação do intestino. Porém, é uma estratégia que faz parte da rotina de milhares de pessoas. Inclusive, para aumentar esse efeito, algumas pessoas utilizam até mesmo nicotina.

No geral, cigarros não são tão necessários assim. Isso porque só o café já se mostra muito eficaz ao induzir movimentos intestinais. Ainda assim, são recomendados outros hábitos (saudáveis) para que esse processo seja feito com mais facilidade, como consumir bastante água durante o dia. Afinal, esse líquido é essencial para a digestão normal.

Isso acontece porque a parte central do intestino grosso, conhecido como cólon, passa por três tipos de contrações que são responsáveis pelo processo de liberar as fezes. Nesse processo, a água é fundamental por contribuir para que essas contratações sejam feitas de forma regular e saudável.

Como o café estimula os movimentos intestinais?

Na verdade, fatores musculares, neurais e químicos possuem grande influência na movimentação em nosso organismo. Logo, a composição do café pode estimular essa atividade motora da parede central do intestino grosso. Para isso, não é necessário um contato direto dessa bebida com o revestimento do cólon, mas sim com o mecanismo gastrocólico.

Portanto, essa interação funciona de maneira muito neural, visto que o revestimento do estômago ativa o sistema nervoso ou até mesmo hormonal, fazendo o cólon iniciar o processo das contrações. Dessa forma, são necessários apenas poucos minutos para sentir aquela vontade de ir correndo ao banheiro.

Ademais, alguns compostos que aparecem durante a torrefação do café, como as melanoidinas, um composto químico que ajuda bastante na digestão, deixam esse processo mais fácil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.