Conheça a história do raro voo civil sobre a Coreia do Norte na última semana
Conhecido como um dos países mais fechados do mundo, a Coreia do Norte raramente é rota dos voos comerciais, que evitam a área.
Segundo informações da NK News, site de notícias da Coreia do Norte em inglês, um inusitado voo civil cruzou o país asiático no dia 25 de janeiro. Esse fato logo chamou a atenção, pois se trata de um dos raros momentos em que um voo civil utiliza essa rota.
No caso, se tratava de um voo civil russo, que usou a aeronave Ilyushin Il-76 e saiu de Xangai com destino a Valivostok. Embora a empresa russa Volga-Dnepr tenha confirmado o uso desse caminho estranho, não explicou os motivos.
Leia mais: Prêmio de 16 milhões de reais encontrado na caixa de spam.
Por que os voos civis evitam rotas sobre a Coreia?
A Coreia do Norte está entre os países mais fechados do mundo e se recusa a fazer parte da dinâmica da globalização. Além disso, é um dos que possui maior número de armamento nuclear do mundo, o que o torna um eminente inimigo para qualquer outro país.
Logo, só isso já seria motivo o suficiente para evitar o espaço aéreo desse país, porém existe outra causa. Nesse caso, o voo sobre a Coreia do Norte oferece risco direto da aeronave sofrer com um dos constantes testes de mísseis nucleares surpresa.
Inclusive, foi possível detectar por radares da Coreia do Sul, país inimigo da irmã do Norte, que no dia do voo da aeronave russa houve um teste. Dessa maneira, a aeronave poderia facilmente sofrer um ataque por um desses mísseis de grande letalidade.
Sanções para voos sobre a Coreia do Norte
Prevendo uma possível catástrofe, alguns países desenvolveram legislações específicas para evitar que aeronaves usem rotas sobre a Coreia do Sul. É o caso dos Estados Unidos, que proíbem qualquer aeronave americana no espaço aéreo sul-coreano.
Ademais, há uma política de sanções adotada por diversos países a respeito da Coreia do Norte. Assim, qualquer empresa aérea que sobrevoe de e para os Estados Unidos e Europa, correm o risco de serem sancionadas caso escolham essa rota.
Entretanto, a empresa russa pareceu não se importar tanto com a possibilidade, e todos ficaram aliviados por nada ter acontecido dessa vez. Porém, não se sabe quando esse problema seria de fato resolvido.
Mas e você? Sabia sobre as sanções e o perigo de sobrevoar o espaço aéreo da Coreia do Norte? Então aproveite para compartilhar essa notícia com aqueles amigos que também adoram saber curiosidades sobre o mundo.
Comentários estão fechados.