Walmart tenta superar a Amazon na liderança do mercado e-commerce
Estima-se que a Amazon, atual líder de vendas online, teve uma participação de 39,5% no mercado dos EUA ano passado.
Estima-se que a Amazon, atual líder de vendas online, teve uma participação de 39,5% no mercado dos EUA ano passado, enquanto o Walmart obteve somente 7% de atuação em vendas eletrônicas, aponta pesquisa levantada pelo eMarketer. Entretanto, em decorrência do isolamento social como medida protetiva adotada no combate à pandemia de Covid-19, houve uma grande expansão das vendas online da empresa, que tinha como vantagem a logística de “coleta na calçada“ implementada anos antes de qualquer outro varejista sonhar que uma crise sanitária assolaria o mundo.
Leia também: Loja oficial da Apple é lançada no site da Amazon Brasil
Atualmente, com o retorno dos clientes às lojas físicas, a crise econômica generalizada e alta dos preços de itens básicos de consumo, o consumidor passou a gastar menos com os nichos mais lucrativos do e-commerce, a exemplo da venda de roupas.
Consequentemente, com as ações em queda, Tom Ward, o mais novo diretor responsável pelo e-commerce, afirma seu desejo de “aumentar as vendas online e tornar mais fácil para os clientes comprarem como quiserem”. Ele, juntamente com o CEO da empresa, Doug McMillon, prospectam várias mudanças internas de logística, como realizar serviço de entrega por drones e otimizar a rota de seus motoristas, reduzindo custos com gasolina e tempo de entrega, pelo menor custo possível para o cliente.
Assegurado pela reputação da empresa, e por mais de 31 centros de atendimento nos EUA e mais de 3.500 lojas espalhadas pelo país, o Walmart é capaz de atender cerca de 80% da população americana realizando entregas no mesmo dia. “Queremos resolver toda a mágica nos bastidores e torná-la perfeita para que os consumidores possam comprar um bife de filé e um saco de maçãs e uma camiseta e um micro-ondas e possam recebê-los em qualquer lugar que quiserem”, exemplifica Ward.
As mudanças não param por aí, e inclusive são mais ambiciosas ainda! Após implementar os serviços Walmart+ e Walmart + Weekend, onde o cliente tem o benefício de frete e entrega gratuita, e respectivamente acesso a ofertas exclusivas somente para membros, a empresa iniciou agora mais um serviço que visa aumentar as vendas de e-commerce: o Walmart InHome.
Este serviço ousado propõe que um funcionário altamente credenciado pela empresa abasteça a sua despensa diretamente. É isso mesmo que você leu: os clientes entregam as chaves de suas casas e o Walmart mantém tudo em ordem para que nunca falte nada!
Comentários estão fechados.