Veja o que fazer se alguém clonar seu perfil no WhatsApp

Golpistas podem estar usando suas informações para criarem um perfil falso no aplicativo. Veja o que fazer nesses casos.

Constantemente, WhatsApp investe e anuncia novidades a fim de enfatizar e oferecer segurança aos seus usuários. Contudo, os criminosos também não descansam e buscam saídas novas para cometer golpes digitais. Com a aproximação do final do ano, os truques maliciosos tendem a aumentar.

Leia mais: Confira 11 novidades do Telegram em sua nova atualização

Alguns golpistas tentam copiar perfis dentro da plataforma para pedir dinheiro aos contatos da vítima. É como se alguém copiasse todas as informações do seu perfil e entrasse em contato com seus amigos e familiares.

Tudo na conta é semelhante, menos o número de telefone. Porém, apesar da diferença, algumas pessoas não notam o número e acabam caindo na armadilha.

Além de clonar o perfil, alguns golpistas têm dados sensíveis do responsável pela conta original. Não apenas RG e CPF estão na mão dos criminosos. Informações como endereço e dados do trabalho também podem ser utilizados.

Os mega vazamentos de dados ocorridos recentemente podem ser os responsáveis por isso. Por isso é importante se prevenir ao máximo.

Confira dicas para evitar ter o perfil clonado:

1 – Denuncie para o WhatsApp

Se alguém está utilizando suas informações, o primeiro a fazer é denunciar para o WhatsApp. Basta enviar a denúncia para o e-mail [email protected]

A empresa se compromete a enviar uma resposta em até 48 horas sobre sua solicitação. 

Também é possível acionar a plataforma pelo próprio app. Vá na conta do perfil falso, em Configurações e depois em Denunciar contato. Escolha entre as opções de Denunciar e bloquear ou apenas Denunciar.

2 – Não fale com os criminosos

Nunca interaja com o golpista. O indicado, na verdade, é bloquear o usuário fake para que ele não tenha mais acesso à sua conta. Avisar que sabe sobre o golpe pode expor a vítima a outros riscos. 

3 – Contate as autoridades responsáveis 

Caso descubra algum golpe aplicado em seu nome por um perfil falso, recorra às autoridades.  Procure por uma delegacia e registre a ocorrência. 

4 – Oculte a foto de perfil para quem não é contato 

Vá nas configurações do WhatsApp, abra a aba “Privacidade” e mude para “Meus Contatos” a privacidade da foto de perfil.

Deixe suas informações ao alcance do menor número de pessoas. É possível restringir as permissões para visualização de “Visto por Último” e “Recado”.

 – Ative dupla autenticação

A autenticação de duas etapas é uma ótima forma de prevenir o roubo de seus dados. Ainda que sua conta não tenha sido invadida, vale a pena adotar essa medida de proteção.

Sempre que desconfiar de algum perfil no WhatsApp preste atenção aos erros de português e tente verificar a autenticidade. É possível fazer ligações por vídeo ou mesmo chamadas por áudio para testar a veracidade do usuário. Sempre denuncie um golpe ou tentativa dele.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More