10 Doenças causadas pela falta de Vitamina D – Para que serve a vitamina? Onde encontrar?
O uso recorrente do protetor solar tem protegido a pele, porém deixado o organismo deficiente da vitamina D, que ajuda na saúde dos ossos e no bom funcionamento da mente.
O uso recorrente do protetor solar tem protegido a pele, porém deixado o organismo deficiente da vitamina D que ajuda na saúde dos ossos e no bom funcionamento da mente.
Para que serve a Vitamina D?
Essa vitamina, que na verdade é um tipo de hormônio produzido pelo organismo a partir da exposição da pele aos raios solares ultravioleta B (UVB), é fundamental para manter a saúde dos ossos, pois ela ajuda na absorção de cálcio e fósforo pelo organismo.
Por isso, a vitamina D ajuda a reduzir o risco de fraturas e fortalece o sistema imunológico. A vitamina D também auxilia no bom funcionamento da mente, pois a serotonina, hormônio relacionado com a elevação do humor, aumenta com a exposição à luz solar e cai quando a exposição diminui.
Onde encontrar a Vitamina D?
A principal fonte de vitamina D são os raios solares que devem incidir diretamente na pele. O ideal é se expor sem protetor solar por 15 minutos diariamente, até as 10 horas da manhã e depois das 17 horas.
Além da luz solar, existem fontes alimentares da vitamina como peixes e frutos do mar, por exemplo, salmão, sardinha, atum e mariscos. Ovos, leite, fígado, queijos e cogumelos também são fontes da vitamina.
A vitamina D em gotas deve ser consumida sob orientação médica, porque o excesso pode gerar complicações no organismo, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infartos e sobrecarga dos rins em razão do aumento de absorção de cálcio.
10 Doenças causadas pela falta de Vitamina D
Fragilidade óssea: como a osteomalácia e o raquitismo pela falta de absorção de cálcio.
Asma: estudos demonstraram que a baixa taxa de vitamina D no organismo pode levar à asma. Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.
Artrite reumatoide: uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as das mãos e dos pés. Pesquisas demonstraram que a falta de vitamina D é fator de risco para o desenvolvimento da enfermidade.
Autismo: a falta de vitamina D está ligada ao nascimento de crianças com autismo, transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir.
Pressão alta: disfunção em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande e a vitamina D ajuda a controlar a hipertensão.
Osteoporose: condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. A falta de vitamina D está ligada à osteoporose em idosos.
Fraqueza muscular: os músculos precisam da vitamina D para desempenhar suas funcionalidades. Com a falta delas, a fraqueza toma conta.
Problemas cardiovasculares: doenças que afetam o coração e vasos sanguíneos. A quantidade insuficiente de vitamina D está ligada ao risco dobrado de doenças do coração.
Esquizofrenia: disfunção mental marcada pela fala e comportamento desorganizado, pensamentos e experiências que não tem contato com a realidade. A falta de vitamina D em bebês leva a duas vezes mais chances de desenvolver a doença.
Depressão: distúrbio mental de perda de interesses em atividades cotidianas e tristeza profunda. A falta da vitamina D pode levar a casos depressivos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.