10 empregos que vão sumir até 2027, segundo Fórum Econômico Mundial
Dados mostram tendência mundial no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho é sempre uma preocupação para quem busca um novo emprego e até mesmo a primeira oportunidade de colocação. Somado a isso, algumas funções existentes hoje devem se tornar obsoletas nos próximos anos.
O Fórum Econômico Mundial publicou uma lista nos últimos dias de empregos que ficarão desatualizados e vão desaparecer até 2027, por conta do avanço da tecnologia. A seguir, 10 profissões que têm o futuro em xeque.
10 empregos que vão desaparecer até 2027
1. Funcionários dos Correios
Uma dessas profissões é a de funcionário dos Correios. Embora no Brasil a demanda por entregas ainda seja grande, as plataformas de venda online possuem as próprias equipes logísticas.
Além disso, mandar cartas como antigamente praticamente não ocorre mais, as pessoas optam pelo e-mail e as mensagens instantâneas.
2. Caixas de banco vão sumir nos próximos anos
O crescimento e avanço dos bancos digitais, além dos serviços feitos pela internet, vão acabar com a figura do caixa de banco físico. Nos últimos anos, tal função já vem perdendo espaço nas agências bancárias.
3. Digitador de dados
A função de digitador tem sido menos procurada no mercado, já que os profissionais de determinadas áreas já digitam o próprio trabalho e não precisam de outra pessoa para fazer isso.
4. Assistentes de registros de produtos e estoquistas
Nesse caso, a automatização de registros de mercadorias faz com que a profissão também fique obsoleta.
Ainda há muita procura, mas a tendência é a diminuição e a extinção do cargo no mercado, segundo o Fórum Econômico Mundial.
5. Operadores de caixa e cobradores
Os supermercados já apostam nos caixas sem atendentes, em que o cliente passa o próprio produto e há um funcionário apenas supervisando.
O mesmo vale para cobradores, já que nos ônibus, muitas vezes, a catraca é eletrônica.
6. Oficiais Judiciários
A função do oficial de Justiça já é discutida há alguns anos, e a tendência é a extinção do cargo, por conta até dos desvios de função.
Hoje, é possível notificar uma pessoa ou empresa de forma eletrônica, sem a necessidade de um profissional que age presencialmente.
7. Vendedores porta a porta
Com o crescimento das vendas online de produtos de baixo custo, o consumidor busca o que quer exatamente sem sair de casa.
Por essa razão, o vendedor de porta em porta terá mais dificuldade de se manter ativo.
8. Escriturário de contabilidade
Outro cargo possivelmente extinto nos próximos anos por conta da tecnologia é o escriturário de contabilidade, função feita pelos próprios contadores, sem a necessidade de mais alguém para isso.
9. Secretário executivo e administrativo
Os cargos de secretário executivo e administrativo ficam em desuso nos próximos anos. Com o avanço da inteligência artificial, tais tarefas são realizadas pelos próprios executivos, o que transforma o cargo de secretário obsoleto.
10. Gerente de relacionamento
Os gerentes de relacionamento também estão em extinção, porque os clientes podem reclamar ou solicitar serviços através da internet.
Dessa maneira, os assessores podem responder pela função e os gerentes se tornam dispensáveis.
Comentários estão fechados.