11 Dinâmicas de grupo para crianças

Confira nossas dinâmicas voltadas especialmente para crianças de várias faixas etárias.

0

Dinâmicas em grupo são excelentes para animar reuniões de amigos e festas, e são uma ótima forma de quebrar o gelo em vários momentos sociais. Além disso, as dinâmicas quando realizadas com crianças podem ter outro significado.

Servindo não só apenas para animar confraternizações, essas atividades podem ser utilizadas como uma boa maneira de desenvolver a capacidade de sociabilidade dos pequenos. Favorecendo assim o trabalho em equipe, e o respeito ao próximo.

Sendo assim, confira abaixo as nossas 11 dinâmicas de grupo para crianças.

1 – Trem doido

Alinhe as crianças, cada uma segurando o ombro da criança da frente. A partir de então, dê ordens como “vire à direita”, “em câmera lenta”, “ande rápido” e “pare”. A ideia é simular um trem, com movimentos rápidos, ou lentos, a critério do adulto para tornar a brincadeira mais interessante.

2 –  Artista cego

Coloque as crianças perto, porém de costas uma para a outra. Para uma delas, dê um desenho, ou imagem. A criança com o desenho deve descrevê-lo para os demais, sem contar o que é. Os outros devem tentar desenhar com a descrição dada, ganha aquele que chegar mais perto da imagem real.

3 – Bip!

Escolha diversas palavras que os pequenos não podem falar. Elas podem ser qualquer uma, tanto cores, animais, comida, artigos, etc. Logo após, escolha frases que contenham essas palavras proibidas, e peça para que as leiam, mas no lugar delas, digam “bip”.

4 – Pulando na linha

Esta brincadeira é ótima para finais de aula, onde professores podem exercitar os conhecimentos aprendidos no dia. Para isso, divida com uma linha reta no chão, separando dois lados, um com “correto”, e outro com “falso”. Coloque os alunos no meio, e faça perguntas sobre o que foi ensinado no dia. Eles devem pular para o lado que acham o certo, e aqueles que errarem saem da brincadeira.

5 – Desafio do Abecedário

A brincadeira é simples. Coloque as crianças em círculo, e em sentido horário, elas devem começar uma frase com cada palavra do alfabeto. A primeira com a letra “a”, a segunda com “b”, e assim por diante, cada uma continuando a frase do anterior.

6 – Eu vou no mercado

Este jogo desenvolve a memória dos pequenos. Também em um círculo, comece dizendo “vou ao mercado comprar…”, com qualquer objeto que possa se comprar no mercado. O próximo na roda deve dizer o pedido do amigo anterior, e o seu, por exemplo “vou ao mercado comprar ovo e arroz”, e o seguinte a ele deve fazer o mesmo: “vou ao mercado comprar ovo, arroz e jiló”, e assim sucessivamente.

7 – Memorize a imagem

Selecione algumas imagens da internet. Mostre elas para a classe, uma por vez. Peça para que os alunos prestem atenção aos detalhes. Logo após, esconda a imagem e faça perguntas sobre a mesma, como “existia algo azul na foto?”, “como era o desenho da blusa da mulher?”.

8 – Passe o desenho

Em um círculo, dê para cada criança um papel com um lápis de cor, e peça para que ele comece um desenho. Após um minuto, ele deve passar o desenho para o colega do lado, que deve continuar o desenho, e assim sucessivamente, até que o desenho original chegue ao dono.

9 – Caixa misteriosa

Para a brincadeira, será preciso uma venda e uma caixa. Coloque a venda na criança, e peça para que ela pegue objetos, e descubra qual é, sem olhar. O objetivo é que elas estimulem o tato. É interessante trazer objetos diversos, para tornar a brincadeira mais atrativa.

10 – Quem está com a bola?

Reúna as crianças em um círculo, e escolha uma para estar no meio dele, de olhos fechados. As demais crianças devem passar a bola entre si, e ao sinal do responsável, escondam a bola para trás. A criança do meio deve tirar a venda e tentar adivinhar com quem está a bola, se errar, a brincadeira se repete.

11 – Detetive

Em uma sala de aula (ou qualquer lugar fechado), retire a criança escolhida para a brincadeira por alguns instantes. Enquanto isso, realize pequenas alterações no ambiente. Ao voltar, a criança deve adivinhar tudo que foi alterado.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.