8 dinâmicas de boas vindas

Animar as crianças para a volta às aulas pode ser difícil. Por isso, preparamos uma lista com 8 dinâmicas de boas vindas.

0

Começar o ano letivo pode não ser uma tarefa fácil. Muitos alunos ainda estão acostumados com as férias, e não estão animados para a volta às aulas. Isso sem contar aqueles que estão começando na escola agora.

Para tornar o clima escolar mais atrativo aos pequenos, dinâmicas de boas vindas são ótimas para preparar o ambiente, e deixar as crianças animadas para a escola.

Pensando nisso, confira nossa seleção de 8 dinâmicas de boas vindas:

1 – Foi bom ou ruim?

Coloque as crianças em um círculo, e comece com uma frase com “foi bom…”, como “foi bom viajar para Minas”. A próxima criança deve fazer outra frase, continuando a história, porém com “foi ruim”, como “mas foi ruim porque demorou”, e o próximo com “foi bom”, e assim por diante.

2 – Crachás

Dê um crachá para cada criança e peça para que escreva seu nome nele. Após isso, recolha todos, e os misture. Cada criança deve pegar um crachá aleatório, e colocar no colega que ela acredite que tenha o nome escrito. No final, eles devem confirmar se acertaram ou não, informando o verdadeiro nome.

3 – Nó humano

Em círculo, os alunos devem dar as mãos e memorizar quem está à sua esquerda e direita. Após isso, devem soltar as mãos e andar, separados (uma música pode ajudar).

Após se misturarem, ao ouvir um apito, ou quando a música parar, devem ficar parados, e dar a mão direita a quem está à sua direita, e à esquerda para quem está à esquerda. A ideia é voltar a posição original do círculo, porém sem soltar as mãos, desfazendo o nó.

4 – Lista de autoestima

Novamente em um círculo, cada criança ganhará um papel, onde deve colocar seu nome no topo da folha. O papel deve circular em sentido horário, e cada um irá escrever um elogio para aquela pessoa. A brincadeira acaba quando cada um estiver com o seu respectivo papel. A dinâmica incentiva as crianças a receberem e realizarem elogios.

5 –  Quiz com brindes

Elabore perguntas, sendo de conhecimentos gerais, ou disciplinas (de acordo com a faixa etária), e as organize por número. Peça para que o aluno escolha um número, e faça a pergunta para ele. Se acertar, ganha o brinde, se não, ganha uma bala, ou alguma outra surpresa.

6 – Caça ao tesouro

Separe a sala em dois, ou três equipes. Antes dos alunos chegarem, espalhe pistas de caça ao tesouro, com os mais variados prêmios. Ao final do exercício, dialogue sobre o trabalho a importância do trabalho em grupo.

7 – Super Herói Favorito

O professor deve falar sobre os super heróis existentes, fictícios e reais. Após apresentá los, pergunte aos alunos quais eles gostariam de ser. Eles podem desenhar ou escrever o escolhido. A ideia é focar nas qualidades de cada um, e dialogar sobre o que eles têm em comum.

8 – Batuque da alegria

O professor irá tocar um tambor, pandeiro, ou algum instrumento de som parecido. Enquanto isso, algum objeto, como uma bola, passa pelas mãos dos alunos, que devem estar em círculo. Em determinado momento, o instrumento para, e o aluno que estiver segurando o objeto deve se apresentar à turma, com nome, idade e o que deixa mais feliz.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.