15 profissões que vão desaparecer e não terão mais demanda nos próximos anos
Veja quais profissões deixarão de existir até 2030 por falta de demanda e do avanço da tecnologia no mercado de trabalho.
O avanço da tecnologia e os novos hábitos sociais afetam diretamente o mercado de trabalho. Da mesma forma que muitos empregos surgem para ocupar cargos novos, outras profissões deixam de existir por falta de atividades em suas funções específicas.
Assim, já é possível prever quais são as áreas profissionais que mais vão sofrer com a falta oferta de trabalho nos próximos anos. Inclusive, pode parecer roteiro de filme, mas até 2030 algumas vão sumir completamente e a sociedade estará muito mais integrada com a tecnologia, principalmente por conta da inteligência artificial e da IoT (Internet das Coisas).
Segundo estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, 23% das profissões serão modificadas no mercado de trabalho até 2027, fazendo com que milhões de postos de trabalho deixem de existir.
15 profissões que vão desaparecer até 2030
1. Operador de caixa: os serviços de autoatendimento serão mais utilizados em supermercados e lojas físicas em geral com pagamentos com cartões de crédito e Pix.
2. Bancário: cada vez mais pessoas realizam transações bancárias e solicitam atendimento online com chatbot para resolver problemas e movimentar as contas mais rapidamente.
3. Jornalista: a produção de conteúdo da IA consegue atingir uma agilidade e checagem de dados em grande escala, produzindo notícias, reportagens e outros serviços de escritas em segundos.
4. Porteiro: a demanda de portaria eletrônica já é alta e está presente em inúmeros prédios, a tendência de um futuro próximo é adotar mais tecnologia no controle de acesso dos locais.
5. Recrutador: os sites de processos seletivos que fazem análise de perfil podem se tornar a principal fonte de contratação, retirando a necessidade de um entrevistador de RH.
6. Contador: inúmeros sistemas já conseguem realizar os cálculos e os relatórios de contabilidade de forma instantânea, assim, com o desenvolvimento dos softwares, a demanda de serviço do contador diminuirá.
7. Garçom: a automação vai reduzir os custos em serviços de restaurantes ao ponto de não ser preciso que uma pessoa realize o atendimento nos estabelecimentos.
8. Carteiro: a demanda do serviço de entregas continuará por causa das vendas on-line, mas o serviço de carteiro terá mudanças na diminuição de correspondências tradicionais, como cartas.
9. Juiz esportivo: O VAR e as novas regras de alguns esportes, como o futebol, comprovam a exatidão da análise das jogadas em tempo real, assim, esses equipamento terão a função do juiz em campo.
10. Bibliotecário: a disseminação dos e-books e as mudanças culturais na relação com as bibliotecas vão diminuir a necessidade de um espaço físico para o acervo e de um profissional de biblioteconomia.
11. Agente de viagens: com a facilidade de montar pacotes on-line em sistemas online, não será mais necessário ter um profissional da área de turismo para organizar as viagens de férias ou de trabalho.
12. Recepcionista: serviços de assistente virtual, chatbot e autoatendimento vão substituir as funções das recepcionistas e das secretárias em diferentes comércios.
13. Motorista e entregadores: drones e automóveis com piloto automático são uma realidade que será expandida para atender a outros mercados, como serviço de entregas e transporte de mercadoria.
14. Operador de telemarketing: novamente os chatbots serão utilizados para manter o contato com o cliente, diminuindo a necessidade de ter uma pessoa para dar assistência ou oferecer serviços.
15. Operador de máquinas: sistemas configurados com automação, robótica avançada e inteligência artificial serão o combo para construir máquinas mais avançadas e reduzir os postos de trabalho na área.
Comentários estão fechados.