20 alimentos que prejudicam a saúde e te envelhecem mais rápido
Veja quais alimentos podem estar afetando sua saúde e favorecendo o seu envelhecimento.
A comida está praticamente por toda parte e está presente várias vezes por dia no nosso cotidiano, desde a manhã até algumas horas antes de dormir. Por consumirmos tantos alimentos diferentes no dia-a-dia, é crucial ter cuidado com a alimentação para prevenir doenças e até retardar o envelhecimento.
Leia mais: Você não vai acreditar: estes 12 alimentos podem ser congelados
Na culinária brasileira existem diversos tipos de alimentos que já fazem parte da mesa da população, como enlatados e embutidos. O hábito de comer esses alimentos pode ser extremamente perigoso à saúde, pois se consumidos em excesso, podem causar doenças como hipertensão, diabetes, doenças renais, entre outras. Confira abaixo 20 alimentos que podem afetar sua saúde e te fazem envelhecer mais rápido!
Sal
O consumo excessivo de sal é um dos principais fatores causadores de doenças crônicas como hipertensão e colesterol alto. Além disso, esse tempero produz um envelhecimento dos vasos sanguíneos, causando um aspecto de cansaço em sua aparência física.
Leite
O leite tem vários benefícios para a saúde, mas algumas versões comercializadas podem ter gorduras saturadas em excesso que podem causar doenças cardíacas e reumatismo.
Doces
Doenças como o diabetes estão ligadas ao consumo de açúcar e gordura, encontrados principalmente em doces, que também são prejudiciais aos dentes.
Adoçantes artificiais
Os adoçantes artificiais são aliados para quem deseja consumir menos açúcar, mas esse produto pode prejudicar o sistema digestivo e o metabolismo.
Molhos e condimentos
Molhos como ketchup e maionese são verdadeiros perigos alimentares, pois costumam ter muito sal e açúcar, além de conservantes em sua composição.
Frituras
O consumo de frituras é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, carência nutricional e hipertensão.
Soja e milho transgênicos
Estudos recentes ligaram o consumo de transgênicos à doenças renais e danos ao fígado.
Farinha branca
Presente em muitos alimentos, a farinha branca aumenta os níveis de açúcar no sangue.
Bebidas gasosas
Esse tipo de bebida possui muito açúcar, e seu consumo em excesso por causar obesidade e doenças ligadas a essa condição.
Alimentos em conserva
Como o próprio nome diz, esses alimentos possuem muitos conservantes e muitos açúcares em sua composição.
Álcool
Consumidores de álcool podem envelhecer mais rápido, pois sua composição afeta diretamente as células. Além disso, essa bebida pode ser extremamente prejudicial ao fígado.
Frutas com agrotóxicos
Algumas substâncias químicas para controlar pragas no cultivo de frutas podem causar doenças ao seres humanos.
Comidas congeladas
Alimentos congelados como pizza, hambúrguer e pão de queijo possuem muitos conservantes para durar muito tempo nas prateleiras dos mercados. Esses conservantes causam enfermidades cardiovasculares.
Fast Food
Como diz a própria tradução do termo, esses alimentos são “comidas rápidas”, ou seja, normalmente levam embutidos, conservantes, frituras e muito sal.
Batata frita
As batatas fritas possuem muita gordura e sal. As artificiais são ainda mais prejudiciais à saúde por causa de seus diversos corantes.
Bacon
O bacon tem muita gordura em sua composição, o que pode saturar as veias. Isso pode significar um risco de acidente cardiovascular.
Pipoca de micro-ondas
Os produtos presentes na pipoca de micro-ondas para dar aquele aroma típico podem ser um risco à saúde do pulmão.
Óleos comestíveis
Os óleos usados para a fritura de alimentos estão ligados à doenças como hipertensão e aumento do nível do colesterol.
Frutas em conserva
Apesar de frutas serem uma ótima opção, as versões em conserva não são uma boa ideia para quem deseja manter uma dieta saudável, já que existem conservantes nesses alimentos.
Alimentos embutidos
Vilões soberanos entre os alimentos que fazem mal à saúde, os embutidos (linguiça, mortadela, salsinha etc.) possuem muitos conservantes, sal, corantes e são feitos com misturas de animais. O consumo excessivo aumenta o risco de desenvolver câncer.
Comentários estão fechados.