4 alimentos para evitar o envelhecimento do seu cérebro

O que você come tem impacto direto na sua saúde. Por isso, se alimentar bem é o segredo para uma vida saudável.

Não só o nosso corpo muda com o passar dos anos. O cérebro e as funções cognitivas também são afetados com o avançar da idade. E se você pretende minimizar os impactos causados pelo envelhecimento, a dieta e os alimentos que você consome possuem importância fundamental nesse processo.

Leia mais: Comidas ultraprocessadas podem contribuir para o declínio cognitivo

O neurologista da Universidade Estadual de Ohio, Kiran F. Rajneesh, indica alimentos bons para o cérebro e as vantagens obtidas pelo seu corpo ao adicioná-los em sua dieta regular. Na lista a seguir, você vai conhecer quais alimentos incluir na sua rotina alimentar com o objetivo de obter melhorias nas funções cognitivas e fortalecer o funcionamento do cérebro.

Peixe

Os peixes são famosos pelos diversos benefícios à saúde. Consumir duas ou mais porções de peixe por semana contribui para o desenvolvimento saudável do cérebro, uma vez que possuem substâncias que auxiliam na reconstrução da mielina, estrutura que protege o cérebro.

Acrescentar o peixe na dieta semanal também auxilia na melhora da memória e da cognição de modo geral, algo importante quando se fala em envelhecimento.

Nozes

As nozes são oleaginosas essenciais para manter a saúde do cérebro. Isso acontece em razão da grande quantidade de vitamina E e ácidos graxos presentes nesse alimento.

Dessa forma, o consumo regular de nozes ajuda a reparar os danos do cérebro e a manter um bom desempenho cognitivo, aumentando o raciocínio crítico e lógico de quem a consume.

Frutas

Consumir frutas e vegetais frescos é uma medida importante na reparação do tecido cerebral e das membranas celulares que revestem o corpo. Isso acontece por causa da ação contida em alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes, como é o caso de algumas frutas.

A presença de micronutrientes e grande quantidade de antioxidantes tornam as frutas grandes aliadas da reparação e restauração das funções cerebrais ao longo do tempo.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão, é um ótimo ingrediente para acrescentar à sua dieta. Além de adicionar sabor, a cúrcuma é conhecida por manter a saúde da memória e pelas suas propriedades anticancerígenas e antienvelhecimento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.