23 cursos gratuitos de defesa do consumidor com certificado pela UNB
Com capacitação realizada pelo Ministério da Justiça, os interessados terão até 25 de julho para se inscreverem.
A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está aceitando inscrições para 23 cursos que abordam relações de consumo, direitos do consumidor, orçamento doméstico e planejamento financeiro.
As aulas são oferecidas online para qualquer pessoa com idade superior a dezesseis anos. Nesse sentido, se você quiser saber mais detalhes sobre os cursos sobre defesa do consumidor oferecidos pela ENDC, é só continuar lendo este artigo.
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Inscrições abertas
No intuito de ampliar o conhecimento dos cidadãos, principalmente acerca de seus direitos relacionados ao consumo, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça abriu as inscrições para diversos cursos na área, clique aqui e matricule-se. O prazo de inscrição para os cursos com início em agosto é 25 de julho. Além disso, vale ressaltar que a carga horária varia entre 15 a 20 horas por aula.
Alguns treinamentos especializados estão disponíveis apenas para funcionários de Procons, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Primeira Instância e Órgãos Reguladores. Dessa forma, os interessados precisam escolher não apenas o curso que desejam fazer mas também um que estejam aptos a participar.
O que é a ENDC
A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), instituída em 13 de agosto de 2007, sob a Portaria Ministerial nº 1.387, promove principalmente o treinamento técnico e capacitação para agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) no Brasil. Além disso, ele também é responsável por incentivar e proporcionar conhecimento nas áreas que envolvem consumo, muito importantes para a elaboração de políticas públicas eficientes.
Além de melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor, a capacitação técnica desenvolvida pela ENDC também contribui para o fortalecimento nacional do sistema de defesa do consumidor, promovendo a unidade e identidade do conhecimento (SNDC).
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