3 hábitos evitados por pessoas na Finlândia, o país mais feliz do mundo
Ter uma vida mais feliz é uma procura constante de diversas pessoas. Mas você sabe o que as pessoas do país mais feliz do mundo fazem? Descubra agora no nosso artigo!
A Finlândia detém o título de país mais feliz do mundo por 5 anos seguidos, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade. Essa avaliação leva em conta diversos fatores, como: PIB per capita, expectativa de vida saudável, liberdade, generosidade da população, noções de corrupção e suporte social. No relatório de 2022, pessoas de 156 países avaliaram suas vidas hoje em uma escala de 0 a 10, sendo 0, o pior cenário possível. Um psicólogo analisou 3 hábitos ausentes na maior parte da população do país, que é tido como o mais feliz do mundo. Confira:
Costumes evitados no país mais feliz do mundo
1. Eles não se comparam aos seus vizinhos
Existe uma famosa frase de um poeta finlandês, que diz: “não compare ou ostente sua felicidade para outras pessoas”. E os finlandeses levam isso bem a sério, principalmente quando se trata de bens materiais ou demonstrações de riqueza.
É bastante comum ver pessoas ricas na Finlândia usarem transportes públicos, em vez de comprarem um carro próprio ou até mesmo um motorista particular. Na Finlândia, a julgar pela sua aparência, é muito difícil dizer se você é bem-sucedido ou não, afinal, eles não gostam de mostrar isso aos outros.
Dica de felicidade: foque no que te faz feliz e não naquilo que te faz parecer bem-sucedido. O melhor caminho para descobrir a felicidade verdadeira é encontrar seus padrões próprios de felicidade, por isso, evite se comparar aos demais.
2. Eles não exploram os benefícios da natureza
De acordo com uma pesquisa feita em 2021, 87% dos finlandeses veem a importância da natureza pela capacidade de fornecer paz mental, promover relaxamento e energia. Lá, funcionários possuem direito a 4 semanas de férias do trabalho, e a maioria, as usa para viajar ao campo e ficar em contato com a natureza.
Para eles, quanto menos tecnologia, como eletricidade ou carros, melhor é o repouso. Além disso, na Finlândia, há uma grande preservação das florestas, por isso, grande parte das casas são construídas próximas a ambientes naturais.
Dica de felicidade: Passe mais tempo em contato com a natureza, pois isso pode aumentar sua vitalidade e bem-estar. Tente, também, acrescentar mais elementos verdes à sua vida, cuide do seu jardim ou até mesmo, compre pequenas plantas em jarros.
3. Não quebre o círculo de confiança da comunidade
Pesquisas mostram que, quanto maior o nível de confiança entre as pessoas de um país, maior será o nível de felicidade da população. Um experimento social, em que era derrubada uma carteira no meio da rua, avaliou o nível de honestidade e segurança em diversos países.
Em uma cidade da Finlândia, 11 das 12 carteiras derrubadas foram devolvidas aos seus donos. Os finlandeses possuem alto grau de honestidade e de confiança uns nos outros. Lá, é muito provável que, caso você esqueça algum objeto pessoal, como notebook, celular ou qualquer que seja o objeto, a pessoa que o encontrar, certamente irá devolvê-lo. Essa é uma lição ensinada desde cedo às crianças, então desde o momento que elas aprendem a pegar ônibus público e começam a ir para as escolas sozinhas, elas têm essa consciência social. Assim, elas podem brincar ao ar livre sem necessidade de supervisão adulta. Maravilhoso, não é?
Dica de felicidade: Pense de que forma você pode criar mais confiança dentro da sua comunidade, ou até mesmo na sua família. Apoie políticas públicas que encorajem a confiança entre os cidadãos. Tudo se inicia com pequenos atos. Isto é, atos como ceder seu lugar em transporte público para idosos ou gestantes, ou abrindo portas para estranhos. São pequenas coisas, que mudam o ambiente em que você está inserido. Assim, você começará a fazer a diferença para o mundo.
Comentários estão fechados.