4 dicas para lidar com pessoas difíceis sem perder o equilíbrio emocional

Alguém testa a sua paciência no trabalho ou até mesmo na sua casa? Não permita que tirem a sua paz! Essas dicas serão muito valiosas para ajudar com isso.

O convívio diário não é fácil, seja no ambiente de trabalho, acadêmico ou familiar. A boa notícia é que há algumas estratégias importantes para contornar esse tipo de situação. É por isso que nós separamos algumas dicas de como lidar com pessoas difíceis no dia a dia, pois assim você garante que não vai perder o equilíbrio e manterá a sanidade.

Leia mais: Como se sentir menos sozinho com algumas dicas simples

Como lidar com pessoas difíceis no convívio diário?

Bem, mas o que seria uma pessoa que é difícil de lidar? Estamos falando daqueles indivíduos que reclamam com frequência, não se mostram abertos ao diálogo, que evitam assumir a responsabilidade por seus atos, criam situações difíceis e não se esforçam para resolvê-las. São pessoas que dificultam que seja possível manter uma boa convivência com elas.

Algo que nós adiantamos desde agora é que passe a observar a forma como elas falam e se comportam, pois é a partir disso que você pode identificar a melhor maneira de interagir, especialmente se você quer evitar desgastes e estresses desnecessários. Uma vez que tenha se atentado ao comportamento delas, pode adotar melhor as dicas a seguir.

  • Crie o roteiro do diálogo na sua cabeça

Quer um exemplo? Você percebe que o seu chefe apresenta comportamentos explosivos, então vocês sempre acabam tendo atritos quando conversam. Uma forma de evitar isso é ensaiar mentalmente um diálogo antes de falar com ele, pois você irá se preparar melhor para as possíveis respostas e saberá conduzir melhor a situação a seu favor.

  • Não se perca do seu objetivo quando falar com pessoas difíceis

Um problema comum em nossas interações com esse pessoal mais complicado é que frequentemente nos distraímos com a nossa irritação, então perdemos de vista quais eram os objetivos da conversa. Sendo assim, evite perder o fio da meada, não se deixe levar pelo estresse e se mantenha focado no porquê você está em contato com a pessoa.

  • Tenha empatia

Exercitar a empatia é a melhor maneira de afastar a raiva, por isso tente ver e ouvir com os olhos e ouvidos da outra pessoa, ou seja, se coloque no lugar do outro de vez em quando. Também é importante observar os comportamentos alheios sem fazer julgamentos, visto que não temos como adivinhar o que o outro está passando, não é mesmo?

  • Demonstre ter inteligência emocional e observe-se antes de responder

Antes de retrucar alguém que te irritou, observe o que seu corpo está sentindo, quais pensamentos estão lhe ocorrendo e se você está prestes a dizer algo ríspido pelo qual será responsabilizado mais tarde. Só de parar para fazer isso, certamente irá se obrigar a adotar uma atitude diferente que irá evitar muitos transtornos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More