Saiba como ajudar alguém que se encontra deprimido

Algumas técnicas de conversa podem ajudar as pessoas deprimidas se sentirem mais conectadas e compreendidas.

Nunca é fácil ver alguém que você gosta se sentindo deprimido ou para baixo. Isso fica ainda pior quando você acredita que não há nada que possa fazer para ajudar. No entanto, há sempre alguma forma de auxiliar as pessoas, seja agindo ou dando a elas seus próprio espaço, mas demonstrando que você está ali.

Essas não são as únicas maneiras de ajudar quem você gosta a não se sentir triste. Por isso, confira neste artigo algumas dicas de conversação para ajudar alguém que sente deprimido.

Leia mais: Qual a cor do Crocs com meias você vê? Esta ilusão de ótica irá te enganar

Aprenda algumas dicas para você ajudar quem está deprimido!

Como dito anteriormente, é uma sensação muito ruim ver alguém que você gosta, como amigos, familiares e parceiros, se sentindo para baixo e se sentir incapaz de ajudá-los. Assim, normalmente você se sente impotente para mudar sua situação, mas isso não precisa ocorrer necessariamente.

Falar com os outros de uma maneira particular pode ajudar a aliviar a depressão. Porque o mínimo que você pode fazer em uma situação em que não pode mudá-la é falar sobre isso. Veja algumas dicas do que fazer:

Fale sobre o passado

Os eventos negativos da vida geralmente desencadeiam a depressão, principalmente se fizerem com que alguém se sinta ameaçado, sozinho ou humilhado. No entanto, muitas vezes o significado desses eventos não é claro quando você não sabe o que os levou a eles. Por isso, uma forma de ajudar é estendendo a linha do tempo dos eventos para colocar o problema no contexto.

Isso fornecerá algumas dicas sobre porque esse evento foi tão prejudicial. Talvez tenha sido o décimo emprego que eles se candidataram, mas não conseguiram, por exemplo. A estender a linha a pessoa conseguirá entender melhor seus sentimentos. Tome cuidado para não ser invasivo e nem tocar em algo que seja muito sensível para a pessoa. Tenha certeza de que a pessoa está à vontade e de que se sente pronta para abordar o assunto.

Sugira o acompanhamento de um profissional

Muitas vezes o problema que seu amigo ou familiar tem é realmente sério e você não está apto a ajudá-lo, por mais que queira. Neste momento, ainda assim você pode ser bastante útil e recomendá-lo um profissional. Um terapeuta ou psicólogo poderão orientá-lo da melhor maneira, além de serem ouvintes em quem eles possam confiar sem se sentirem julgados. Certamente, após a visita a esses profissionais, a pessoa reconhecerá o seu esforço em ajudar mesmo sem poder fazer nada em específico!

Incentive seu amigo a fazer coisas que ele gosta

É bastante comum que as pessoas estejam distantes de si mesmas e das coisas que elas gostam de fazer, amigos e pessoas que gosta de ver. Por isso, tente motivá-la a retomar bons hábitos, a ler um livro, ir até um local que ama, visitar amigos e muito mais. Em algumas situações, a tristeza pode estar cercando a pessoa que está se sentindo só ou desmotivada. Ajude-a a ver como tudo pode ser melhor fazendo o que se ama!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More