4 dicas secretas que os recrutadores não contam na hora de analisar currículos

Saiba como aumentar suas chances de sucesso no mercado. Veja dicas que possibilitam que você seja selecionado com maior facilidade.

Ingressar no mercado de trabalho representa um desafio para profissionais de todas as idades. Afinal, trata-se de uma necessidade que todos temos de manter nosso padrão de qualidade de vida e também a estabilidade financeira. Assim, aqueles que estão em busca de novas oportunidades precisam pesquisar empresas que estão com posições abertas para poderem dar procedência.

Veja também: Fuja da demissão! 3 erros de linguagem corporal que detonam sua carreira

Nesse sentido, diante desses desafios, algumas estratégias se destacam para aumentar as chances de sucesso de recrutamento. Em particular, a mais fundamental delas é a elaboração de um currículo bem organizado.

1. Alinhe seu currículo com o perfil da empresa

Primeiramente, alinhar o currículo ao perfil da empresa é um passo primordial. Por exemplo, se o seu objetivo é trabalhar em uma empresa focada em inteligência artificial, é importante que o currículo ressalte especializações, experiências e habilidades voltadas para esse setor.

Embora incluir diversas habilidades em nosso currículo possa ser uma demonstração de versatilidade e adaptabilidade, é comum que recrutadores prefiram não ver experiências que não se relacionam diretamente com a vaga em aberto.

2. Adapte seu currículo para cada vaga

Além disso, é recomendável personalizar o currículo para cada vaga, adaptando-o conforme o setor da empresa em questão. Ou seja, você envia currículos diferentes consoante o que o mercado está procurando. Desse modo, você aumenta as chances de ser notado e considerado para a posição.

Uma dica extra é buscar procurar os valores e a cultura da empresa. Ter conhecimento sobre o setor e a empresa pode ajudar a criar um currículo que atenda as expectativas dos recrutadores.

3. Inclua palavras-chave

Não é incomum que empresas usufruem de sistemas automatizados para facilitar o recrutamento de alguns interessados. Portanto, busque identificar e incorporar palavras-chave para que o filtro do sistema ache você uma pessoa com potencial. Nesse sentido, as palavras-chave estão geralmente relacionadas com as habilidades, qualificações e experiências.

4. Formate o seu arquivo

Considerando que os recrutadores só irão ver seu currículo uma vez, a impressão que você passa deve ser boa. Assim sendo, procure escolher uma fonte clara com um tamanho de fonte apropriado e que combine com um espaçamento satisfatório.

Ainda nessa lógica, os títulos podem ser um pouco maiores para se destacarem. Por sua vez, as palavras-chave podem ser mantidas em negrito para serem mais perceptíveis. Por fim, outra dica é salvar o seu arquivo como PDF, considerando que você enviará pela internet.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.