4 estados terão aumento na conta de água; veja quais!

Os aumentos anunciados chegam a 25% do valor atual. Saiba quais estados passarão pelos reajustes e veja se você mora em um deles.

Quatro estados brasileiros tiveram revelados recentemente reajustes no preço da conta de água, sendo que em alguns deles a diferença já chega nesse mês de janeiro. Os estados que terão o valor da conta de água majorado são: Bahia, Ceará, Minas Gerais e Roraima.

Os variados motivos para os aumentos foram justificados pelas companhias responsáveis. Veja na lista abaixo quais foram as alegações das concessionárias e os valores dos reajustes.

Estes estados terão aumento na conta de água:

  • Bahia: Reajuste de 11,73%, com o valor da tarifa residencial subindo para R$ 32,21. De acordo com a concessionária responsável pelo oferecimento de água, a conta se encontra defasada desde o ano de 2021, em que o reajuste foi menor, de 9,15%;
  • Ceará: Reajuste de 3,55% a partir do dia 28 de janeiro. Não houve manifestação sobre o motivo utilizado para definir o valor do aumento;
  • Minas Gerais: Sendo o segundo maior aumento dessa lista, o estado passará por um reajuste de 15,7% na conta de água. Mesmo com esse valor consideravelmente elevado, a companhia responsável pelo serviço não ofereceu nenhuma justificativa, tendo apenas anunciado o valor do reajuste;
  • Roraima: Até o momento, esse é o maior aumento anunciado. No estado de Roraima, as contas de água sofrerão um acréscimo de 25%, com a taxa de cobrança na importância de R$ 29,79. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, esse valor elevado se justifica pois não foram feitos reajustes desde 2017, sendo que agora o valor considerado é o de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre 2018 e 2022.

Apesar de só esses estados terem manifestado os aumentos até agora, toda a população brasileira pode se preparar, pois a tendência é de que os demais entes federativos expressem os reajustes na conta de água no decorrer de 2023. No ano passado, por exemplo, o estado de São Paulo revelou a majoração desses valores somente em maio. Assim, é possível que outros estados anunciem as medidas também em breve.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.