5 alimentos que ajudam a vencer os efeitos da menopausa

Eles são ricos em ‘gorduras boas’, como as insaturadas, além de terem outros nutrientes indispensáveis para mulheres nesse período.

A menopausa é uma fase natural na vida da mulher, marcada pelo fim dos ciclos menstruais e pela queda nos níveis de hormônios como estrogênio e progesterona.

Tais baixas hormonais podem resultar em uma série de sintomas incômodos, como ondas de calor, insônia, alterações de humor e secura vaginal.

Para atenuar esses efeitos, muitas mulheres recorrem à reposição hormonal e a uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais.


Período da menopausa começa geralmente a partir dos 50 anos – Imagem: Freepik/reprodução

Por outro lado, as gorduras boas, as insaturadas, incluindo os ácidos graxos, desempenham um papel crucial na manutenção da saúde durante a menopausa.

Tais gorduras auxiliam na produção de hormônios, na saúde do coração, na redução da inflamação e na melhora do humor.

A seguir, destacamos alguns alimentos ricos em gorduras boas, como os já citados ácidos graxos, que podem ser incorporados na dieta de mulheres na menopausa.

1. Alguns peixes de água salgada

Peixes como salmão, atum e sardinha são excelentes fontes de ácidos graxos do tipo ômega-3, além de diversos tipos de vitaminas e minerais.

Esses ácidos graxos têm propriedades anti-inflamatórias capazes de ajudar a reduzir a dor nas articulações e melhorar a saúde cardiovascular, ambas preocupações comuns durante a menopausa.

Por isso, incorporar tais peixes na dieta semanal pode promover a sensação de bem-estar e reduzir os sintomas da menopausa.

2. Sementes

Sementes de chia, linhaça, girassol e abóbora são ricas em ômega-3 e ômega-6. Além disso, elas contêm lignanas, fitoestrogênios naturais que podem ajudar a balancear os níveis hormonais.

Adicionar essas sementes ao iogurte, saladas ou smoothies pode ser uma maneira eficaz de melhorar a saúde hormonal e aliviar sintomas como ondas de calor.

3. Azeite de oliva


Produto pode ser ingerido em saladas ou tempero em outros pratos – Imagem: reprodução

O azeite de oliva é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a manter níveis saudáveis de colesterol e a reduzir a inflamação.

O consumo regular consegue melhorar a saúde cardiovascular e proteger contra doenças crônicas, além de contribuir para uma pele mais saudável, combatendo a secura associada à menopausa.

4. Nozes e alimentos correlatos

Nozes, amêndoas, castanhas e avelãs também possuem um alto teor de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de serem fontes de vitamina E, que tem propriedades antioxidantes.

Consumir diariamente um punhado de nozes melhora a saúde do coração, reduz a inflamação e proporciona uma fonte estável de energia, combatendo a fadiga comum na menopausa.

5. Abacate

Muito consumido em todo o mundo, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e fibras, que ajudam na digestão e na manutenção de níveis de açúcar no sangue.

Comer abacate regularmente também contribui para manter a saciedade, melhorar a saúde cardiovascular e fornecer nutrientes essenciais.

Assim, a fruta ajuda ainda na produção de hormônios que ficam escassos no organismo de mulheres em menopausa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.