5 atividades de férias para manter sua mente afiada
Atividades criativas ajudam a manter a cabeça ativa durante a pausa nos estudos.
As férias são um momento de pausa nos estudos e um descanso para a mente dos estudantes antes do início do segundo semestre. No entanto, para não voltar ‘enferrujado’ para os estudos, algumas atividades ajudam a manter o cérebro ativo.
Inclusive, existem atividades pouco convencionais, que muitos não conhecem e que contribuem para exercitar a mente nas férias.
E isso vale tanto para os estudantes mais novos quanto para aqueles que estão em período pré-vestibular, quando o estresse intenso. A seguir, veja cinco atividades diferentes para fazer no período de férias.
5 atividades para exercitar o cérebro nas férias
1. Criar um mapa imaginário
Neste período de ócio e descanso, entre um semestre e outro, usar a criatividade é muito útil para a próxima fase de estudos.
Uma das atividades que contribui bastante é criar o mapa de um país ou cidade que não existe. Para isso, você pode desenhá-lo em uma folha de caderno ou cartolina, utilizando lápis de cor para diferenciar os locais.
2. Envio de cartas
Em tempos de internet, o envio e trocas de cartas pelos correios é algo quase extinto, mas que ainda sobrevive.
Apostar nessa atividade durante as férias é uma maneira de exercitar o raciocínio e, até mesmo, aprimorar a escrita. Além de ser positivo ao manter o contato com pessoas com quem tem afinidade.
Você pode trocar cartas com um amigo, familiar, colega de sala ou até com a sua paquera.
3. Fotos diárias
Outro exercício para as férias de julho é tirar fotos criativas de algum objeto, pessoa ou situação. Inclusive, vale o desafio de tentar fazer uma imagem por dia durante esse período de ócio.
E, para isso, o telefone celular é um aliado na produção da imagem, que pode ser de uma árvore, de carros, casas, pets ou pessoas em geral.
Porém, você deve fazer fotos criativas. Tirar foto de si com uma pose não conta, afinal, isso todo mundo já faz.
4. Debate de ideias
Para quem prefere interagir com mais pessoas, o debate de ideias pode ser uma opção interessante e produtiva, pois ajuda a assimilar conteúdos e aprimora o conhecimento.
Na oportunidade, chame amigos, escolha temas específicos e converse sem brigas nem discussões acaloradas, sempre com respeito ao outro.
5. Passeio em museus
Aproveite as férias para visitar museus e criar um diário. Nele, relate a impressão que teve do lugar, do passeio, das pessoas e dos itens.
Inclusive, se puder ir a museus que ainda não conhece, você consegue aproveitar mais e aumentar seu conhecimento.
Vale até anotar o horário e as salas que visitou para registrar com detalhes. Quem sabe assim você não se torna um crítico de arte no futuro ou mesmo um artista?
Lembrando que há diferentes tipos de museus — aqueles voltados à História, à Biologia, a peças artísticas como quadros e esculturas, entre outros.
Comentários estão fechados.