5 Dinâmicas de Autoconhecimento: Saiba como se conhecer melhor

O autoconhecimento é um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma pessoa. Conheça algumas dinâmicas que podem te ajudar com este processo.

0

Conhecer a si mesmo é uma iniciativa de extrema importância para cada um de nós. Traz segurança, e é possível descobrir qualidades que você nem sequer saiba que existam, capacidades, bem como os seus pontos fracos que devem ser trabalhados.

Com isso, as chances de ter sucesso na vida pessoal e profissional crescem absurdamente. E foi a partir disso, que resolvemos separar algumas dinâmicas de autoconhecimento em grupo para que você conheça sua verdadeira essência, alcance uma melhor qualidade de vida, assim como bem-estar em sua história e seus objetivos.

Dinâmicas em grupo de autoconhecimento:

1 Figuras da Infância

Figuras da Infância

Reúna entre 5 a 15 pessoas em uma sala. Cada uma deve fazer um relato de 10 ou 15 linhas sobre sua infância. O dirigente deve deixar imagens de diversas temáticas (pessoas, casas, utensílios, brinquedos, crianças, árvores etc). C

ada pessoa deve escolher uma imagem que remeta de alguma forma o seu relato de infância. Após todos terem feito a escolha, cada um deve discorrer sobre sua escolha e trocar relatos e experiências uns com os outros, promovendo o autoconhecimento e aproximando pessoas.

2 Seu Sentimento Tem Cor?

Seu Sentimento Tem Cor?

Inicialmente, agrupados em uma roda, o animador solicita às pessoas participantes que se concentrem, fechando os olhos, procurando uma interiorização e uma conscientização sobre os próprios sentimentos no momento.

Após, abrindo os olhos, o animador pede que cada pessoa, em silêncio, escolha um guardanapo (terão guardanapos de várias cores no centro da roda), relacionado a cor dele com os sentimentos do momento.

Prosseguindo, formam-se subgrupos de cada cor de guardanapo. Por exemplo, o grupo do guardanapo vermelho ou do guardanapo amarelo etc. Cada membro desses grupos deve explicar para o seu grupo o motivo da escolha encontrado entre a escolha da cor do guardanapo e os seus sentimentos do momento.

Quando todos estiverem finalizados a tarefa, desfazem-se os subgrupos, e todos reunidos, devem-se comentar sobre o exercício e o sentimento despertado.

3 Quem Sou Eu e Onde Quero Chegar?

Quem Sou Eu e Onde Quero Chegar?

Esta dinâmica pode ser feita sozinho, em um momento em que você se encontra tranquilo e com paz de espírito, para que não gere conflitos internos. Deve-se responder a uma série de perguntas poderosas, para que com elas, você possa refletir acerca dos objetivos, sua perspectiva de vida e seus projetos. Se trata de uma espécie de autoanálise profunda.

1- Quem é você na essência?

2- O que te faz feliz?

3- Qual é o seu propósito de vida?

4- Quais são os seus dons e talentos?

5- Quais são os seus pontos de melhoria?

6- Onde e como você quer estar daqui a 5,10, 20 anos?

7- Quais São as Minhas Principais Conquistas?

8- Sou Reconhecido em Minha Carreira?

9- Como Sou Visto Pelas Pessoas ao Meu Redor?

10- Qual Legado eu Quero Deixar para o Mundo?

4 Passado, Presente e Futuro

Passado, Presente e Futuro

Reúna entre 5 a 15 pessoas, e em uma sala, de tamanho médio, divida três espaços, que sejam possíveis que as pessoas possam ficar. Use fita adesiva de três cores diferentes. Esses três espaços serão: passado, presente e futuro.

Depois, o comandante da atividade deve pedir para que os participantes se posicionem no espaço do passado e façam desenhos ou escrevam algo sobre como se sentem em relação ao passado ou sobre algum acontecimento, projeto, sonho etc.

Repita o mesmo procedimento no espaço do presente e do futuro. Por fim, o comandante deve pedir para que os participantes comparem as mensagens dos três espaços, avaliando como podem fazer com que os sonhos do passado se tornem ações no presente que se refletirão em resultados positivos no futuro. Impactante e reflexivo não é mesmo? Isso fará com que as pessoas pensam a respeito de sua perspectiva de vida e o que elas querem pra si mesmos

5 Se Conhecendo Melhor

Se Conhecendo Melhor

O facilitador deve entregar um formulário para todas as pessoas do grupo. O formulário é uma atividade de autoanalisasse marcante. Em uma rodada, as pessoas compartilham o que escreveram, gerando trocas de ideias e enriquecendo mais a atividade.

O facilitador repetirá esta dinâmica tantas vezes considerar necessário para que os participantes aumentam o número de respostas, pois isto significa que estão realizando uma observação mais detalhadas de si mesmos, sem deixar que algo passe despercebido.

A cartela deve conter o seguinte formulário:

Como sou fisicamente?

Que qualidades tenho?

Que defeitos tenho?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.