5 erros que um estudante NUNCA deve cometer

Para Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Ferretto, montar um cronograma de estudos é imprescindível.

Planejar uma boa estratégia de estudos é fundamental para alcançar os objetivos. Se você vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros vestibulares, e até mesmo concurso, é necessário ter muita organização.

Para Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Ferretto, montar um cronograma de estudos é imprescindível.

”Todas as matérias e os conteúdos são essenciais e devem ser contemplados, não existe disciplina mais importante ou menos importante”, disse o professor.

Pensando nisso, separamos 5 erros que comprometem o cronograma de estudos de muitos estudantes. Confira!

1. Não ter tempo para descanso ou lazer

Estudar por longos períodos sem fazer pausas adequadas pode levar à fadiga mental, estresse, exaustão e até mesmo a doenças físicas. Sem tempo para lazer, os estudantes podem se tornar mais propensos à procrastinação, perder a motivação e ter dificuldades para se concentrar nas tarefas acadêmicas.

2. Deixar disciplinas de lado

Existem matérias em que os estudantes têm mais facilidade na hora de aprender. Assim, é importante se dedicar 100% em todas as matérias.

“É imprescindível que a rotina alterne as matérias que serão estudadas, para que nenhuma passe despercebida. Depois disso, o aluno deve definir com quais assuntos têm mais dificuldade, para que sejam priorizados no seu cronograma”, disse Michel Arthaud.

3. Querer estudar “o tempo todo”

Exagerar na rotina de estudos pode trazer malefícios para o processo. É preciso criar uma rotina viável de ser cumprida. A dica é fazer uma breve pausa de 10 a 15 minutos a cada 2 ou 3 horas de estudos, para tomar um café ou fazer um intervalo breve. Isso ajuda a manter a concentração e evitar o cansaço excessivo.

4. Deixar para se preparar “de última hora”

Segundo Michel Arthaud, deixar para estudar de última hora é, sem dúvida, um dos maiores erros. Ninguém aprende e passa a dominar um determinado tópico ou disciplina de um dia para o outro. “O aprendizado é um processo, por isso exige tempo e dedicação”, alerta Michel Arthaud.

5. Estudar por conteúdos somente em texto

Videoaulas, filmes, séries, documentários e podcasts são formas de aprender e absorver conteúdos de forma mais didática. Atualmente, existem muitos conteúdos multimídia à disposição e que podem e devem ser explorados no aprendizado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.