5 Lendas da Região Centro-Oeste

Lendas urbanas são muito comuns no Brasil. Cada uma delas possui uma origem específica. A região Centro-Oeste se destaca nesse ponto.

Certamente você já deve ter ouvido falar de alguma lenda urbana por ai. Muitas delas são de origem brasileiras, de algumas regiões específicas. O Centro-Oeste por exemplo, dispõe de inúmeras lendas folclóricas, e mitos urbanos sobre sua cultura. Conheça agora algumas lendas da região Centro Oeste.

Veja também: 22 Parlendas Folclóricas Para Divertir as Crianças.

Diabinho de Garrafa

1 Diabinho de Garrafa

Essa é uma história de quando alguma pessoa faz pacto com o diabo. A pessoa pede alguma coisa importante, geralmente dinheiro, riqueza etc e em troca dá sua alma ao diabo. Mas pra isso acontecer, a pessoa deve conseguir um ovo, mas não é um ovo comum e sim um ovo de diabo. Deve-se procurar esse ovo no período da quaresma. Logo em seguida, na primeira sexta feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada , 00:00h (meia noite), com o ovo debaixo do braço esquerdo, após passar o horário retorna para casa e deita-se na cama. Após 40 dias aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho. Esse diabinho deve ficar em uma garrafa fechada. Com o passar do tempo, o diabinho enriquece seu dono, porém, no final de sua vida, sua alma é dada ao diabo.

Pai do mato

2 Pai do mato

Muito comum na região Centro Oeste do Brasil, essa lenda conta a história do Pai do Mato, uma espécie de homem mas com corpo coberto de pelos e as mão semelhantes a dos
macacos, no rosto ele possui uma barbicha bem vistosa na cor negra , e têm o nariz na cor azul. Essas espécies costumam habitar as matas defendendo os bichos contra as pessoas , segundo contam poucas pessoas já o viram, pois ele raramente aparece.

Saci Pererê

3 Saci Pererê

Esse é um dos mitos mais famosos no Brasil. Há quem diga que o Saci é uma divindade de origem Indígena (dos primeiros índios a manterem contato com os Portugueses, portanto do Tronco Linguístico Tupi-Guarani). Sabe-se que esse personagem é representado como sendo um negrinho de uma perna só, com uma carapuça vermelha, que fuma um cachimbo. Gosta de
atrapalhar as pessoas para se perderem. Sua principal função é o de o controle, sabedoria e manuseios de tudo que estava relacionado as plantas Medicinais, como Guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chás, concentrados e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

Onça da Mão Torta

4 Onça da Mão Torta

Essa é uma lenda sobre uma onça muito grande e feroz que tinha uma peculiaridade, uma de suas patas dianteiras era torta. Trata-se de um espírito de um vaqueiro velho muito mau, que quando morreu, logo surgiu esta onça, sendo pata torta, uma espécie de castigo para ele. Como se trata de um espírito, a onça não pode ser morta.

Arranca Línguas

5 Arranca Línguas

Semelhante a um gorila, porém muito maior, esse é um animal feroz que tem como principal alimento línguas tanto de animais como, bois, cavalos, cabras ou mesmo de gente. Costuma atacar suas vítimas sempre a noite. Por isso que recebe o nome de Arranca Línguas.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More