6 dicas para quem quer aprender música de graça na web

0

Diante da correria do dia a dia, pressões psicológicas e o estresse, muitas pessoas buscam encontrar maneias de driblar essas sensações e se tranquilizar.  Alguns optam por praticar esportes, ler livros, ir ao cinema ou teatro, mas outros consideram a música como sua maior aliada.

Sua importância ganha ainda mais espaço quando envolve a qualidade da mente e do corpo. Tocar um instrumento é uma ótima forma de relaxar e esquecer os mais diversos problemas, advindos principalmente do excesso de trabalho ou estudo. Além disso, essa prática é fundamental para quem quer melhorar a coordenação motora ou o funcionamento do cérebro.

De fato quanto mais cedo uma pessoa começa a praticar, mais facilidade ela terá de aprender, porém, independente de sua idade, é preciso reservar um tempo para investir naqueles projetos que foram deixados para depois, pois os mesmos são tão importantes quanto ler e caminhar.

Se o seu objetivo é aproveitar melhor o seu tempo e aprender um novo instrumento, temos uma boa notícia: selecionamos seis sites e canais que oferecem aulas online gratuitas para quem quer dar o primeiro passo rumo a novos conhecimentos. Escolha a plataforma que mais lhe agrada e tenha bons estudos.

1) Introduction to World Music

Através dessa plataforma você poderá fazer uma viagem pelas músicas de diversos períodos históricos e culturas, como as de origem africana, chinesa, indonésia, indiana, latina e árabe. As aulas são ministradas pelos professores da Missouri State University, nos Estados Unidos.

2) Aulas de canto

Por meio do canal brasileiro Cifra Club, você terá acesso a uma variedade de vídeos relacionados à música, com diferentes recortes do tema. Na playlist sobre canto, dividida em 24 partes, os espectadores aprendem desde exercícios para melhorar a resistência até técnicas de aquecimento e como manter a higiene vocal.

3) Palestras de Leonard Bernstein

Esse conteúdo online traz 11 horas de vídeo sobre o primeiro compositor americano no século XX a receber reconhecimento mundial, Bernstein. Os conhecimentos passados a estudantes de Harvard em 1973 ficaram registrados e estão disponíveis para acesso.

4) Dave Conservatoire

Com o objetivo de ensinar música de forma gratuita, um músico britânico criou uma escola que está em atuação desde 2011, a Dave Conservatoire. Os vídeos são indicados principalmente para quem está começando a estudar sobre música. As abordagens são voltadas para temas fundamentais como escala, ritmo, harmonia e timbre.

5) The Language of Music

Esse curso, oferecido pela Missouri State University, traz estudos relacionados às maneiras como a música expressa criativamente a autocompreensão, o ambiente cultural e os valores estéticos da antiguidade até os tempos modernos.

6) Musicalizando

Caso tenha crianças na sua casa que gosta de música, agora ela pode aprender várias técnicas junto com você. As aulas, ministradas pelo professor e psicólogo Samuca Luna, estão disponíveis no YouTube e são destinadas aos pequenos. O canal possui quase 400 mil visualizações.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.