6 frases tóxicas que você deve parar de falar ao seu filho
Você já levou um sermão dos seus pais e deve se lembrar o quanto isso dói. Palavras podem gerar traumas, e, por isso, separamos algumas frases tóxicas que você deve evitar falar aos seus filhos.
Ser mãe ou pai não é uma tarefa fácil, e uma das coisas mais importantes é saber a melhor forma de se comunicar com seus filhos. Para os filhos, os pais são um exemplo, um espelho de conduta a ser seguida e, por isso, palavras vindas deles têm maior peso. Às vezes, quando temos um dia cheio ou estamos estressados, acabamos excedendo o tom com nossos filhos. Contudo, existem algumas frases que você deve parar imediatamente de falar aos seus filhos, pois podem ter efeito negativo no desenvolvimento psicológico deles. Por isso, separamos as 6 principais frases tóxicas que os pais dizem aos filhos para que você conheça e evite falar.
6 frases tóxicas que os pais dizem aos filhos
1. “Você é muito sensível.”
Essa frase muito comum e que parece simples pode fazer com que seus filhos tenham vergonha de expressar suas emoções. Isso tem efeitos negativos principalmente em meninos, que podem reprimir seus sentimentos e ter dificuldades para se expressar.
Psicólogos dizem que reprimir sentimentos pode fazer com que meninos não saibam lidar bem com situações, levando ao abuso de álcool, drogas e até ao uso de violência.
2. “Isso é para garotas.”
Com certeza, você já ouviu algum pai dizer isso para seu filho. Normalmente, quando são meninas usando brinquedos feitos para meninos, não há muito problema, mas, quando meninos resolvem brincar, há uma repressão por parte dos pais.
Os psicólogos dizem que essa repressão proíbe que os meninos explorem os instintos naturais de serem cuidadores, o que prejudica quando viram pais e vão criar seus filhos. Essa prática gera uma distância emocional entre os pais e os filhos e afeta a conexão emocional da família.
3. “Garotos não choram.”
Provavelmente, a frase mais famosa da lista. Os garotos são diversas vezes ensinados a não chorar ou demonstrar suas emoções, podendo ser chamados de “moles” ou “fracos”.
Um psicólogo norte-americano diz que a principal causa para que os homens tenham problemas em relacionamentos e não saibam controlar sua raiva é essa. Isso é explicado pelo fato de, quando crianças, terem sido ensinados a não demonstrar tristeza, o que faz com que liberem apenas raiva.
4. “Por que você não é como fulano?”
Uma das piores coisas que você pode fazer para a autoestima do seu filho é compará-lo a outra criança. Isso pode levá-los a viver com expectativas irreais e tentarem ser perfeitos para seus pais.
Os psicólogos dizem que a comparação leva à exaustão, à depressão e ao sentimento de fracasso. A melhor maneira de lidar é ser compreensivo e aceitar as falhas dos seus filhos sem compará-los.
5. “Você deve vencer.”
Receber pressão dos pais tem se tornado habitual nos dias de hoje. Acontece que a cobrança excessiva é prejudicial para a autoconfiança e o desenvolvimento das crianças. Embora pensem que estão motivando seus filhos, na verdade, os pais estão ensinando-os apenas a ver os resultados e não aproveitar suas experiências.
Uma psicóloga norte-americana alerta para os perigos da cobrança excessiva, que podem fazer com que seus filhos não aproveitem os momentos alegres da vida. Isso porque sempre almejam o sucesso e o resultado final, mas nunca a caminhada.
6. “Meninos sempre serão meninos.”
Os pais usam essa frase para justificar o mau comportamento dos seus filhos. O problema é que isso não os ensina sobre a responsabilidade de seus atos.
Uma psicóloga especialista em crianças diz que frases como essa ensinam que as crianças não são responsáveis pelas suas ações e não terão culpa pelo mau comportamento. Além disso, manda o recado de que crianças não devem se conter.
Comentários estão fechados.