7 hábitos para melhorar o aprendizado do idioma

Através desse conhecimento, qualquer pessoa terá mais chances de fazer viagens internacionais e melhorar a comunicação com estrangeiros.

0

Uma das principais formas de apresentar um diferencial no mercado de trabalho, em meio a tanta concorrência, é aprender outros idiomas. A pessoa que domina outras línguas tem muito mais facilidade de interagir profundamente com outras culturas, o que é muito importante em um mundo globalizado, em que as distâncias territoriais foram simbologicamente reduzidas.

É fácil perceber que a língua inglesa é a mais solicitada em diversas empresas, seguida do espanhol. Mas outros idiomas, como mandarim, francês, alemão e italiano também podem ser definidas como importantes nesse cenário de integração. Através desse conhecimento, qualquer pessoa terá mais chances de fazer viagens internacionais e melhorar a comunicação com estrangeiros, dentro e fora do seu país de origem.

Se você está em busca de alcançar uma carreira profissional sólida e bem sucedida e visa investir nesse diferencial, é importante inserir novos hábitos em seu dia a dia, que podem te ajudar a conduzir melhor o seu estudo. É claro que não existe formula mágica para se tornar um “expert” em outra língua, mas as dicas que serão apresentadas a seguir têm ajudado muitas pessoas que fazem intercambio e podem ser úteis para você também. Confira abaixo:

1- Exercite, mesmo que esteja errado

É comum a pessoa desanimar no início e deixar de praticar, mas mesmo diante dessas dificuldades, é importante que pense que ao deixar o medo de lado terá muito mais chances de aumentar o seu rendimento. Crie o hábito de falar um pouco todos os dias e assim perceberá a diferença no seu aprendizado.

2 – Pesquise expressões que não entendeu

Por mais que você não queira interromper seus estudos, é fundamental que anote expressões ou palavras que não conseguiu entender com precisão, possivelmente elas vão aparecer de novo e você já estará familiarizado com elas.

3 – Assista filmes e seriados no idioma de estudo

Quem é que não gosta de assistir filmes ou acompanhar seriados? Além de ser prazeroso, pode ser muito útil para quem quer aperfeiçoar suas habilidades em algum idioma. Prefira colocar o áudio e a legenda na mesma língua, pois assim se atentará para pronuncia e escrita ao mesmo tempo. Caso seja iniciante, coloque a legenda no seu idioma materno e comece a se acostumar com o novo. De preferência escolha filmes que você já assistiu, pois assim já saberá o que aconteceu e não ficará perdido ou desmotivado.

4 – Leia livros

acostumar com a língua estrangeiraOutra forma de se acostumar com a língua estrangeira é ler livros escritos em outros idiomas. Esse hábito vai enriquecer o seu vocabulário e desta forma passará a entender outras palavras. Por mais que seja considerado um grande desafio no início, procure não se desesperar. Pode ser que não entenda algumas expressões no começo, mas muitas delas podem ser entendidas pelo contexto. Como dito anteriormente, faça anotações e depois pesquise.

 

5 – Liste expressões usadas no seu cotidiano  

Para facilitar o seu aprendizado, crie o hábito de selecionar palavras que usa constantemente no seu dia a dia no idioma materno. Pesquise como elas são faladas na língua estrangeira e, aos poucos, tente usá-las no seu cotidiano. Desta forma, não deixará de praticar o idioma fora da sala de aula e estará em constante aprendizado.  Para facilitar, prefira fazer a lista no celular e recorra a ela sempre que for preciso.

6 – Peça para ser corrigido

Algumas pessoas se sentem desmotivadas quando são corrigidas por alguém que domina a língua, mas, na verdade, podem está perdendo a oportunidade de se aperfeiçoarem no idioma. Procure deixar claro para as pessoas que você está em busca de evoluir e detectar erros para corrigi-los oportunamente.

7 – Redija textos

Outra forma eficiente de progredir com o seu aprendizado é criar o hábito de escrever textos. A princípio opte por conteúdos simples e pequenos, ou seja, que terá facilidade de entender. Essa técnica é muito útil para quem quer aprender, pois te mantém em contato não apenas com os vocabulários que você já acostumado, mas também a outros quesitos, como as estruturas gramaticais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.