7 sinais de que você está em um esquema de inibição emocional
Sinais surgem na infância reprimida!
As pessoas que sofrem de esquema de inibição emocional, além de sintomas de ansiedade, sentem fortes emoções em resposta a relacionamentos ou situações do cotidiano da vida. A sensação é de que tem coisas mais importantes para fazer, em vez de lidar com os sentimentos.
A tendência é se comportar evitando sentimentos desagradáveis, mas isso significa que também perdem de vivenciar sentimentos de amor e carinho. Na verdade, também podem sentir que estão perdendo as experiências emocionais que a maioria das pessoas tem.
Sinais do esquema de inibição emocional
- Muitas vezes você se sente sem graça, sério ou vazio;
- Sentir emoção “não é o estilo”;
- Evita situações em que outras pessoas expressam emoções;
- Se distancia de oportunidades de expressar emoções;
- Frustra entes queridos que o veem como “tenso” ou distante, mediante situações de comportamento emocional;
- Esconde emoções ou sente emoções apenas quando está longe dos outros;
- Só sente emoções de maneira impessoal, como ao assistir TV, filmes ou comerciais.
Origens do esquema de inibição emocional
A maioria das pessoas com inibição emocional, são emocionais por natureza, o que significa que a emoção brota naturalmente em reação a necessidades, relacionamentos e situações cotidianas. Mas, em tenra idade, pode ter que se ajustar a uma situação em que a expressão externa da emoção foi ignorada ou punida. Pode ter tido familiares que eram emocionalmente inibidos.
Quando criança, aprendeu a metabolizar a emoção de sua experiência consciente ou, pelo menos, empurrou para um lugar privado, onde os sentimentos só poderiam ocorrer quando estivesse sozinha.
Cresceu em um contexto familiar onde mostrar emoções muitas vezes levou a ser punido, ferido, ridicularizado, explorado ou negligenciado, com pais ou famílias onde todos eram desapegados de emoções.
Como superar?
A perspectiva de estar mais aberto à emoção é um novo processo que envolve paciência, prática e autocuidado. Todos nós aprendemos a sentir, validar e administrar emoções como parte do processo de crescimento. Portanto, mesmo quando adulto, tornar-se mais aberto aos sentimentos pode ter seus altos e baixos, e requer paciência, curiosidade, humildade e gentileza consigo mesmo e com os outros.
Ao desenvolver uma nova consciência das emoções, poderá ser capaz de compartilhar as necessidades com os entes queridos. Atenda às suas emoções com cuidado, validação, segurança e alimente-as. Depois de perceber seus sentimentos, cabe cuidar deles.
Considere o seu passado, valide os esquemas formados como uma forma de adaptação para novas experiências. Portanto, é provável que você tenha formado esse esquema por bons motivos na infância, mantenha um diário sobre suas experiências, com uma nova visão de que expressar emoções, há enormes ganhos para sua vida e com as pessoas de sua convivência.
Comentários estão fechados.