‘7335(1989 JA)’: um dos maiores asteroides a chegar perto da Terra até hoje

Nasa alerta aproximação de asteroide gigante.

Se você cresceu assistindo a filmes sobre o universo e sobre o quão a Terra é pequena, deve ter um grande interesse em asteroides. Recentemente, a Nasa verificou a aproximação de uma grande massa à superfície terrestre, o asteroide ‘7335(1989 JA)’.

Quer saber todos os detalhes dessa descoberta? Confira esta matéria na íntegra!

Continue lendo: Eventos astronômicos, maio 2022: o que você pode ver este mês

O que são os asteroides?

Os asteroides são massas rochosas composta por uma estrutura metálica que orbita as galáxias. Não se sabe com certeza qual a origem destes corpos celestes, mas duas teorias são bem aceitas pela comunidade científica:

  • Asteroides surgiram com a explosão inicial: muitos cientistas acreditam que os asteroides façam parte dos resquícios que deram origem ao sistema solar ao qual a Terra pertence.
  • Asteroides são consequências de colisões: a segunda teoria acredita que esses pedaços de rocha são provenientes de colisões entre os planetas.

O asteroide gigante conhecido como ‘7335 (1989 JA)’

Esse asteroide não é uma novidade para os cientistas, pois ele já vinha sendo monitorado desde 1989. Apesar de parecer assustador, o corpo rochoso passou pela Terra com uma distância de 4 milhões de quilômetros do nosso planeta e uma velocidade de cerca de 47.232 km/h.

A Nasa acredita que o 7335(1989 JA) só voltará a se aproximar do planeta Terra no dia 23 de junho de 2055.

A Terra corre riscos reais de ser atingida por um asteroide?

Apesar de grandes corpos rochosos se aproximarem com frequência do planeta, é muito difícil que algum deles atinja a Terra. Isso é explicado através da gravidade de cada corpo, sendo que asteroides maiores sofrem menos influência da gravidade terrestre. Por isso, é comum que apenas pequenos meteoritos entrem em contato com a Terra ao longo dos anos. Mas não se desespere, esses pequenos meteoros não têm potencial para causar grandes impactos no planeta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.