Outro asteroide chegará perto da Terra ainda esse mês

Considerado perigoso, o asteroide 418135 é enorme e tem um diâmetro aproximado de quase 740 metros.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos que pesquisa e desenvolve tecnologias e programas de exploração espacial. Desta forma, o órgão revelou que está monitorando um asteroide muito grande que chegará bem perto da Terra em 28 de abril deste ano. Confira mais informações sobre isso a seguir.

Leia mais: Onde está exatamente o Tesla Roadster lançado no espaço por Elon Musk

O que são asteroides?

Os asteroides são corpos celestes que orbitam o Sol, mas são pequenos em comparação com os planetas do sistema solar. A maioria são desconhecidos, mas existem muitos asteroides próximos da Terra.

Porém, alguns deles, principalmente os que têm um tamanho de até 150 metros, podem causar sérios danos se houver uma colisão. Por isso, programas estão sendo desenvolvidos em todo o mundo para descobrir e estudar as características físicas desses objetos.

Asteroide com percurso perto da Terra

Oficialmente chamado de 418135 (2008 AG33), este asteroide mede cerca de 332 a 741 metros de diâmetro e deve passar pelo planeta Terra a 10,4 quilômetros por segundo, segundo o site da NASA.

Além disso, de acordo com o destacado por Filipe Vieira de Melo Monteiro, doutor em astronomia do Observatório Nacional, o asteroide 418135 passará a uma distância segura de 0,02167 UA (unidade astronômica). Já que cada unidade astronômica condiz com cerca de 150 milhões de quilômetros, a distância percorrida pelo corpo celeste é de cerca de 3,24 milhões de quilômetros, o que equivale a cerca de 8,4 vezes a distância média entre a Lua e a Terra.

Considerado perigoso

Esse corpo celeste enorme tem trafegado atualmente em uma velocidade bem alta. Assim, o JPL (Jet Propulsion Laboratory) – que é o principal centro da NASA para explorar o espaço com robôs – o classifica como um “asteroide potencialmente perigoso” porque se espera que faça um encontro próximo com a Terra.

O asteroide 418135 (2008 AG33) não tem risco de colidir com nosso planeta, agora ou no futuro. No entanto, todos os PHAs (os asteroides potencialmente perigosos) merecem atenção especial devido às chances existentes de que ocorram encontros próximos frequentes com a Terra e outros planetas rochosos, facilitando mudanças nas suas órbitas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More