8 Animais Mamíferos – O que são, tipos, nomes e lista

Os animais mamíferos estão presente em todo o mundo, e possuem uma enorme diversidade de espécies, onde o homem faz parte. Confira suas características.

0

O reino animal é diverso de espécies animais, que são divididas em filos. Os filos funcionam como uma classificação de grupos animais. Sendo assim, cada um contém suas características próprias, assim como peculiaridades de sobrevivência e adaptação ao planeta.

Um desses filos são os dos Cordados, onde os animais vertebrados fazem parte. Sua principal característica é a presença da medula espinhal, bem como de uma coluna vertebral. Dentre essa classe, estão os animais mamíferos, o qual fazemos parte.

Os mamíferos possuem diversas particularidades, que podem ser encontradas em todos, independente de sua espécie animal. Uma delas, por exemplo, é a presença de glândulas mamárias que secretam leite, nas fêmeas. Isso porque o leite é essencial para a sobrevivência dos mamíferos nas primeiras semanas de vida.

Características dos mamíferos

Quando falamos de semelhanças entre mamíferos, talvez muitos possam apenas imaginar nas semelhanças físicas e biológicas entre homens e primatas. Entretanto, todos os mamíferos apresentam traços em comum. Um desses elementos é a presença de pelos. Alguns os possuem por todo o corpo, enquanto outros apenas parcialmente.

O órgão central dos animais também tem a mesma base. Estamos falando da estrutura do coração dos mamíferos, que possui quatro câmaras, uma artéria aorta curvada para a esquerda e um diafragma que divide as cavidades do peito.

Portanto, essas são características que tanto rato, como humanos dividem, já que fazem parte do mesmo grupo. Ainda no coração e sua função, o sangue dos mamíferos sempre está aquecido, independente da temperatura do meio externo.

Tipos de mamíferos

Embora todos os animais da classe tenham características semelhantes, eles também possuem diversas diferenças que os posicionam em lugares diferentes no território terrestre. Por exemplo, existem os animais aquáticos, que fazem parte da ordem dos Cetáceos.

Nele, encontramos as baleias, leão marinho, golfinhos e tubarões. Inclusive, nessa ordem encontramos o maior mamífero do mundo, a baleia azul, que pode chegar a 30 metros de cumprimento.

Existem também a ordem Sirênia, onde vivem os mamíferos marinhos que são herbívoros, como o peixe boi e os dugongos. A ordem Edentata é representada pela preguiça, tamanduá e o tatu. Enquanto castores, marmotas, esquilos e porco espinho são do grupo Rodentia.

Já o grupo dos Marsupiais são os animais onde o desenvolvimento dos filhotes se dá na parte externa do corpo da fêmea, em uma bolsa denominada marsúpio. Nessa ordem temos os gambás, coalas e cangurus.

Ainda nos mamíferos, existe a classe dos Proboscídea. Ela é caracterizada pela presença de nariz em forma de tromba, onde se encontram os elefantes. Além disso, a ordem Chiroptera possui uma característica bastante distinta dos demais. Eles são os únicos capazes de voar, como o morcego.

Existem dois grupos de animais que possuem cascos. Um deles são estão no grupo dos Perissodactyla, que são os cavalos, rinocerontes e tapires. A ordem é marcada por mamíferos terrestres que possuem casco e um número ímpar de dedos nas patas.

O outro grupo são os Artiodactyla, que possuem um número par de dedos nas patas. Diferentemente do outro grupo, existem várias espécies de animais pertencentes a ordem, como o boi, cabra, cabelo, porco, e até o homem.

Além disso, o homem também faz parte de outro grupo, o dos Primatas. Portando, dividimos este grupo com os macacos.

Exemplos de mamíferos

Existem mais de seis mil espécies de animais mamíferos no planeta Terra. Alguns deles não foram citados no artigo, entretanto fazem parte do grupo. Sendo assim, confira uma lista com alguns dos animais que fazem parte da classe:

  • gato;
  • cachorro.
  • girafa;
  • leão;
  • anta;
  • onça;
  • leopardo;
  • lontra;
  • camelo;
  • alpaca;
  • vicunha;
  • coala;
  • puma;

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.